Com o objetivo de aumentar sua presença junto às unidades de Secretarias municipais, estaduais e redes comunitárias de Saúde, a australiana TrakHealth firmou parceria com a Prodata Tecnologia e Sistemas Avançados, de Brasília, para oferecer serviços de integração via WEB.
As duas empresas estão participando do processo de informatização da Secretaria de Saúde Distrito Federal, que está utilizando uma solução com extensa capilaridade em ambiente Internet.
O conceito de Redes Comunitárias de Saúde (Community Health) permite a horizontalização dos processos nas instituições de saúde, otimizando-os e maximizando os recursos da comunidade.
As autoridades em saúde poderão realizar um mapeamento epidemiológico da sua comunidade, por meio de análises de cruzamentos de dados clínicos, administrativos e gerenciais. Além disso, é possível integrar postos e centros de saúde com hospitais regionais e centrais, como também serviços especializados, garantindo que o paciente tenha um registro único com todo o seu histórico.
Segundo a empresa, as Redes Comunitárias de Saúde vêm transformando as práticas de gestão hospitalar e provendo uma das mais importantes plataformas tecnológicas. O bem-sucedido projeto realizado pela TrakHealth na National Health Service, no Reino Unido, está informatizando com o conceito de Redes Comuinitárias um complexo de mais de 1.600 hospitais e centros clínicos daquele país,
Além desse projeto, há também o SWARH, uma implantação de rede Rural com 13 hospitais públicos e ambulatórios no sul da Austrália. E, no Estado da Tasmânia, o projeto Tasmânia Community Health Profile unificou mais de 60 unidades de atendimento clínico-assistencial.