O Ministério da Educação (MEC) desmentiu as declarações do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni, de que os 150 mil laptops educacionais do programa Um Computador por Aluno serão entregues até o início do ano letivo às escolas. Conforme antecipou notícia nesta edição de TI INSIDE Online, dificilmente o prazo poderá ser cumprido.
Por meio de comunicado oficial, o MEC afirmou que ainda está em andamento o processo de licitação para aquisição de 150 mil computadores portáteis, no âmbito do programa Um Computador por Aluno. "O processo de licitação foi interrompido devido a um pedido de vistas do Tribunal de Contas da União. Sendo assim, não há como afirmar se as escolas irão receber os computadores antes do início do ano letivo", informou o órgão.
Além disso, o MEC apontou que, atualmente, o projeto está sendo testado em cinco escolas de cinco municípios: Brasília, Palmas, Piraí, São Paulo e Porto Alegre. De acordo com o órgão, as cidades citadas na matéria terão escolas contempladas na primeira fase do projeto, "mas não há previsão imediata de atender a totalidade do grande universo de alunos desses municípios".
- Sem previsão