Metade dos americanos faz uso freqüente da internet, aponta pesquisa

0

O número de americanos que fazem uso freqüente da internet quase que duplicou nos últimos cinco anos, com 48% dos adultos – um dos grupos que historicamente usavam a rede esporadicamente – agora declarando que usam a web mais de uma hora por dia, ante 26% em 2002, de acordo com uma recente sondagem feita pelo Gallup.
Apesar do uso global da internet, a consulta a um grupo de mais de mil americanos revelou que a escolaridade, renda, idade são aspectos que tem forte influência no uso da rede e que lacunas ainda existentes nos Estados Unidos. Aqueles com grau mais avançado de escolaridade e que ganham mais de US$ 75 mil por ano, e as pessoas com menos de 30 anos continuam a ser os usuários mais frequentes, com mais de 60% em cada grupo permanecendo on-line por mais de uma hora por dia.
Por outro lado, aqueles com menos escolaridade, menor renda e com mais idade são os que menos costumam utilizar a internet, com cerca de um terço ou menos em cada grupo declarando que usam a rede mais de uma hora por dia. Pequenas, porém notáveis, são as lacunas ainda existentes entre homens e mulheres e entre empregados e desempregados.
O estudo do Gallup detectou sinais, porém, de que o fosso digital nos EUA está lentamente diminuindo. Vários grupos demográficos de baixa renda, baixa escolaridade e faixas etárias mais elevadas passaram a fazer uso freqüente da internet no ano passado, superando os cinco pontos percentuais verificado entre os adultos em nível nacional, de modo geral.
Os cinco grupos que cresceram mais de dois dígitos foram:
• Aqueles que ganham menos de US $ 30 mil por ano
• Aqueles que não estão trabalhando
• Os solteiros
• Aqueles abaixo de 30 anos
• As pessoas com pós-graduação
Os homens e os com mais de 65 anos foram os grupos de destaque, com crescimento superior à média nacional, enquanto as mulheres apresentaram uma pequena variação no uso. Além disso, em uma aparente inversão de tendência, as pessoas na faixa entre os 30 e 49 anos e os que ganham US$ 75 mil ou mais por ano foram os que se mostraram menos prováveis a utilizar a internet por mais de uma hora ao dia.
"As empresas líderes – e anunciantes, em especial – vão se beneficiar dessas tendências crescentes. Embora a segmentação de conteúdo para os mais escolarizados, mais ricos e jovens possa ser uma estratégia eficaz hoje em dia, o crescimento do número de internautas na outra extremidade do espectro sugere que novas estratégias poderão ser necessárias para fazer face às necessidades dos usuários frequentes de amanhã", disse o Gallup.
A sondagem foi feita em dezembro do ano passado, por meio de entrevistas telefônicas com 1009 adultos, com idades compreendidas entre os 18 e mais velhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.