IA é mesmo o futuro do atendimento de excelência?

0

A Inteligência Artificial (IA) tem sido uma aliada das empresas quando o assunto é  atendimento ao consumidor, pois ela consegue melhorar a eficiência operacional, proporcionar experiências personalizadas e agilizar o tempo de resposta durante a jornada do cliente. Por isso, os gestores e líderes dos mais variados segmentos vêm apostando nessa solução para garantir um atendimento de excelência e, consequentemente, aumentar as vendas.

De acordo com o estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, feito pela NTT Data junto com o MIT Tech Review, 80% das companhias latino-americanas já colocaram em prática os projetos de inteligência artificial. O levantamento aponta também que 71% dos entrevistados acreditam na importância da IA nos negócios. Agora, com relação às áreas que estão adotando essa tecnologia, destaca-se para departamento de TI (16%), vendas e negócios (15%) e atendimento e suporte ao cliente (11,5%).

Isso é feito com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade das operações e a capacidade de enriquecer a experiência do usuário para 64% e 62% dos entrevistados, respectivamente. Já com relação aos benefícios dessa tecnologia, podemos citar aumento da eficiência operacional (56%), automação de tarefas monótonas e suscetíveis a erros (48%), capacidade de analisar em escala (41%) e tomar decisão precisas (41)

Portanto, os dados mostram o quanto a IA tem impactado e transformado os negócios e principalmente a relação entre as marcas e os seus clientes. É importante entender como ela pode ser aplicada na prática. Mas, o que muitos não imaginam é que a inteligência artificial tem sido implementada para atuar em diferentes funções.

Nesse caso, podemos destacar o uso chatbots e assistentes virtuais para responder a questões comuns, dar suporte básico e efetuar tarefas corriqueiras; nas FAQs para que as respostas sejam feitas de maneira imediata; para recomendar itens e produtos a partir do histórico de compra e hábitos e comportamento de consumo; no processo de triagem com o objetivo tornar o atendimento mais eficaz ao direcionar os pedidos e solicitações para a área adequada, isso dará mais agilidade e proporcionará uma boa impressão aos clientes, e, por fim, ressalto o uso da IA para identificar o tom das mensagens durante as interações com os clientes e os sentimentos para que assim eles possam personalizar e adaptar o atendimento.

Mesmo diante dos insights acima, ainda há líderes e empreendedores que duvidam que a IA será o alicerce dos negócios. Pois bem, nesse caso, gostaria de reforçar que a inteligência artificial vai garantir que as empresas atendam os seus clientes com excelência e mantenham a qualidade dos seus produtos e serviços, e aqueles que não aderirem perderão mercado para a concorrência e, com certeza, diminuirão o seu faturamento. Portanto, é fundamental que as marcas entendam o papel que ela vai desempenhar e principalmente, saibam desfrutar de todas as vantagens que ela pode proporcionar.

Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.