Caminhos para impulsionar o setor jurídico em 2025

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A escalada no uso da tecnologia tem se tornado frequente nos negócios do setor jurídico, agregando maior eficiência e produtividade para os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. E as perspectivas de digitalização para o futuro ainda são promissoras, uma vez que existe um grande potencial de expansão para a aplicação de inovações neste nicho.

De acordo com uma pesquisa da Future Market Insights, o mercado global de tecnologia para o setor jurídico deve atingir U$69,7 bilhões em receita até 2032. Esse dado comprova que o setor que já usa tecnologias para gestão de documentos jurídicos e para gestão da LGPD, por exemplo, está pronto para avançar rumo a uma digitalização ainda mais consistente.

Para acompanhar os benefícios que a tecnologia tem a oferecer para o segmento, é fundamental que os escritórios estejam muito atualizados, principalmente para se manterem competitivos e relevantes no mercado. Neste momento em que o planejamento dos negócios para 2025 está em alta, vale a pena considerar algumas tecnologias, como as citadas acima, e inovações que devem permear o setor neste ano.

A começar pela Advocacia 5.0, que vem sendo cada vez mais citada entre advogados e gestores. Ela compreende o uso da tecnologia para atender às necessidades humanas no Direito. Abrangendo tecnologias como Inteligência Artificial e Big Data, além de metodologias ágeis, Visual Law e Legal Design, a Advocacia 5.0 busca uma abordagem centrada no bem-estar social. Conforme as ferramentas digitais são aplicadas em tarefas rotineiras para automatizar e agilizar processos, os profissionais conseguem focar nos clientes e nas suas demandas, equilibrando a tecnologia com a humanização. Podemos ainda citar aqui, como exemplo, as soluções da RD Station, que permitem estreitar o relacionamento dos escritórios e seus clientes também no mundo digital, permitindo mapear o comportamento das pessoas no consumo em todo conteúdo digital que os escritórios produzem.

Como resultado a Advocacia 5.0 revoluciona a prática, auxiliando na solução de questões jurídicas de forma ágil, acertada e humanizada. Este é um tema que seguirá em destaque em 2025, e devemos observar o aumento da busca nos escritórios e departamentos jurídicos por profissionais que tenham um perfil que corresponda a este novo contexto.

Diretamente conectado à Advocacia 5.0, está o uso da Inteligência Artificial (IA), o grande hype do momento. Ao analisarmos o uso da IA para o setor, muitas soluções focam em IA preditiva. Este tipo de tecnologia já existe no mercado há muitos anos, mas veio ganhando maior protagonismo recentemente, e segue relevante para os negócios, podendo ser utilizada, por exemplo, para prever resultados de casos ou analisar riscos.

Outra aplicação da IA com grande potencial são soluções com IA generativa de texto, lançadas mais recentemente no mercado. Este tipo de inovação começa a revolucionar as estruturas do mundo jurídico, podendo ser utilizada na automação de tarefas, na elaboração e análise de documentos, na revisão de contratos e outras aplicações. Uma prova disso é que temos recebido cada vez mais clientes que buscam formas de implementar a IA generativa em seu dia a dia.

É importante reforçar que as aplicações deste tipo de IA ainda tem muito a evoluir. O setor jurídico carece de casos práticos envolvendo o uso desta tecnologia, e ainda precisa superar certos desafios envolvendo a inovação, como uma base de dados confiável e de qualidade, conformidade com legislações de proteção de dados e tecnologias para realizar estes processos. São muitas questões a serem resolvidas mas, conforme pesquisas e casos práticos avançam, veremos a IA generativa sendo utilizada de forma mais frequente. E, sem dúvidas, essa agenda deve obter importantes avanços em 2025, nesta jornada que está apenas começando.

Nesse cenário de avanços da IA generativa e da digitalização, as aplicações desses recursos têm o potencial de revolucionar, não apenas os processos internos dos escritórios, mas também estratégias externas como marketing jurídico, impulsionado principalmente pelo avanço das mídias sociais e pela recente regulamentação, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do uso de marketing pelos escritórios de advocacia. Como a regulação trouxe maior clareza e segurança para as práticas publicitárias dos advogados, vemos um movimento, ainda que incipiente, de escritórios buscando por novas formas de se conectarem com seus públicos. Com isso, as soluções de marketing digital começam a assumir maior protagonismo, principalmente ferramentas de automação, análise de dados e chatbots de atendimento.

Por fim trago um último tópico que está diretamente conectado com os demais, e que segue em debate: a importância da segurança digital. Com o avanço do uso de soluções e o número crescente de ataques cibernéticos, escritórios e departamentos jurídicos necessitam estabelecer políticas e diretrizes que prezem pela privacidade e segurança dos seus dados. Além, é claro, de entrar em conformidade com todas as legislações e regulações vigentes sobre o tema, e de utilizar sistemas avançados de proteção. Esta é uma questão que continuará sendo acompanhada de perto pelos profissionais da área neste ano.

Estamos observando uma integração crescente entre a tecnologia e os processos jurídicos, e a cada dia novos casos práticos têm sido lançados no mercado, evidenciando o potencial da tecnologia para o setor. Contudo, reforço que, para que a digitalização seja efetiva, é necessário dispor de uma boa estratégia, assim como ter um parceiro de tecnologia de confiança. Inovação e negócios jurídicos caminham lado a lado, e muitos já perceberam na prática o poder desta combinação. Para 2025 vale ficar atento às últimas novidades deste mercado em constante transformação!

Rubens Manino, diretor-executivo da TOTVS Juritis.

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