Nesta terça-feira, 28 de janeiro, é celebrado o Dia da Privacidade de Dados (Data Privacy Day) que serve como um lembrete crucial para verificarmos nossos hábitos de segurança on-line e garantirmos que estamos tomando as medidas necessárias para nos proteger.
"Este ano, o Dia da Privacidade de Dados tem como destaque um desafio crítico: o paradoxo da privacidade de dados de inteligência artificial (IA). Embora a IA generativa (GenAI) ofereça um imenso potencial, ela também apresenta riscos significativos de perda de dados. Inserir informações confidenciais ou Informações de Identificação Pessoal (PII) nesses sistemas é como entregar aos invasores uma arma carregada, e as empresas estão preocupadas; com razão. O relatório Data Loss Landscape 2024, da Proofpoint, revelou que quase nove em cada dez (87%) das organizações no Brasil sofreram perda de dados em 2023, e 63% dos profissionais de segurança brasileiros disseram que a principal causa foram usuários descuidados", destaca Marcelo Bezerra, especialista em cibersegurança da Proofpoint.
Desde uma publicação nas redes sociais até a oferta de promoções on-line, estamos constantemente compartilhando partes de nós mesmos. Mas, enquanto estamos ocupados vivendo nossa melhor vida digital, os criminosos cibernéticos estão à espreita, esperando para se apoderar de nossos preciosos dados.
"Para se protegerem, as organizações devem adotar uma abordagem centrada no ser humano para a segurança cibernética a fim de defender seus dados. Essa abordagem reúne uma percepção da classificação dos dados, da intenção do usuário e do contexto da ameaça, e a aplica de forma consistente em todos os canais de comunicação, incluindo e-mail, nuvem, endpoint, web e ferramentas GenAI. Isso também significa orientar os funcionários com intervenções relevantes no momento e caminhos de aprendizagem personalizados com base no perfil de risco exclusivo de cada indivíduo para cultivar uma mudança de comportamento, onde todos entendem os riscos e desempenham um papel na proteção da organização", explica Marcelo.
O executivo listou 6 dicas práticas:
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Pense antes de compartilhar: Evite compartilhar informações pessoais ou financeiras confidenciais com qualquer pessoa que não conheça e em quem não confie.
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Não clique em links suspeitos: Tenha cuidado com links e anexos de remetentes desconhecidos, especialmente por e-mail, texto ou mídia social.
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Fique atento aos sinais de alerta: Erros de ortografia e gramática geralmente indicam uma tentativa de phishing ou golpe.
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Use apenas os canais oficiais: Ao se comunicar com organizações, use o site oficial e as informações de contato delas. Evite responder diretamente e-mails não solicitados ou clicar em links fornecidos.
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Senhas fortes são fundamentais: Use senhas fortes e exclusivas e troque-as regularmente. Um gerenciador de senhas pode ser uma ferramenta útil.
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Desconfie de ofertas não solicitadas: Tenha cuidado com telefonemas ou e-mails inesperados oferecendo prêmios, investimentos ou solicitando transferências de dinheiro.