Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (27/2), a Siemens disse estar convencida de que encontrará uma solução para o futuro da fábrica da divisão Siemens Enterprise Communications em Curitiba, no Paraná. Na terça-feira (26/2), a multinacional alemã anunciou que tem intenção de reduzir os investimentos nos negócios de manufatura como parte do plano atual de transformar a divisão de fornecedora de hardware em provedora de software e soluções.
O grupo Siemens está buscando uma solução, que pode ser uma parceria ou a venda, para a planta de Curitiba, que conta hoje com 470 funcionários. No domingo passado (24/2), o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung noticiou que a fabricante vai cortar 7 mil empregos na divisão, que desenvolve projetos e fornece sistemas de comunicações para empresas. Os cortes, segundo diário, representam cerca de 40% unidade mundial de telecomunicações, que tem 17,5 mil funcionários em todo o mundo.
"No momento, não temos nenhuma intenção de fechar a fábrica de Curitiba", afirma Thomas Zimmermann, diretor de operações (COO) da Siemens Enterprise Communications. Essa posição também foi reforçada pelo chefe de recursos humanos corporativo da Siemens AG, Siegfried Russwurm, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, na Alemanha.