Dell investe bilhões para deixar de ser identificada apenas como fabricante de PCs

0

Nos últimos seis anos, a Dell duplicou sua unidade de negócios voltada para o mercado corporativo e investiu pesadamente para reposicioná-la como uma empresa de serviços e infraestrutura em TI. Durante o lançamento das soluções corporativas da companhia, nesta segunda-feira, 27, em São Francisco, na Califórnia, o CEO Michael Dell defendeu a ideia de que a empresa já ultrapassou a fronteira de fabricante de PCs e, neste momento, atua como integradora de soluções de TI.

"Investimos bilhões de dólares nos últimos anos para consolidar essa estratégia. Hoje, aproximadamente 50% de nossa receita é provenitente da venda de soluções corporativas, uma mudança considerável para quem, há dez anos, era uma fabricante de computadores pessoais", ressaltou Dell. Como exemplo, ele citou a compra da fabricante de equipamentos de rede Force 10 Networks, no ano passado, por US$ 200 milhões. Esta foi uma das 12 aquisições da Dell nos últimos dois anos que contribuíram para formar seu portfólio nas áreas de servidores, armazenamento, redes, software, segurança e serviços.

De acordo com Dell, a empresa terminou o ano passado com 33,7% de participação no mercado de servidores nos Estados Unidos e, entre as três maiores do segmento. "Foi a única a crescer a níveis acima do mercado em todas as regiões do globo", afirmou. Ele aproveitou também para fazer uma provocação à HP, uma das principais rivais, principalmente em mercados como o da Europa e América Latina. "Das 150 inovações anunciadas pela nossa concorrente, grande parte já estava presente nos nossos produtos desde 2009", alfinetou.

O foco principal da Dell neste ano será o segmento corporativo para ganhar espaço globalmente como provedora de serviços e infraestrutura de TI. A companhia confia nas parcerias com empresas como Citrix, Microsoft, SAP, VMware e Oracle como diferencial de seu portfólio. "Oferecemos um portfólio end-to-end. E estamos apenas começando", avisou Dell.

Serviços de virtualização

Neste ano, a Dell também vai apostar em serviços de virtualização para chegar a pequenas e médias empresas.  No momento, disponíveis apenas nos Estados Unidos, embora existam planos de levá-los a mercados internacionais, ainda não há previsão de chegada desses serviços ao Brasil. Trata-se de um box pré-configurado com os sistemas da companhia, que permite a integração de até 50 dispositivos, entre PCs, tablets e smartphones, com acesso remoto a dados e software.

"Por ser um serviço intermediário para empresas que desejam mover seus serviços para a nuvem, nossa intenção é levá-lo ao Brasil e outros países em desenvolvimento o quanto antes", adianta o líder de computação de usuário final da Dell, Rafael Colorado. Será o primeiro produto de computação em nuvem fora dos Estados Unidos, por isso a Dell tem forte expectativa sobre essa solução como uma medida intermediária para total adoção na nuvem.

De acordo com Colorado, os clientes da América Latina têm se mostrado resistentes e não se dizem totalmente preparados para adoção da computação em nuvem, especialmente por questões de custo e segurança. "Nossa estratégia é auxiliá-los nesta migração, principalmente com soluções intermediárias como a virtualização de desktops", conclui.

*A jornalista viajou a São Francisco, na Califórnia, a convite da Dell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.