Nos últimos seis anos, a Dell duplicou sua unidade de negócios voltada para o mercado corporativo e investiu pesadamente para reposicioná-la como uma empresa de serviços e infraestrutura em TI. Durante o lançamento das soluções corporativas da companhia, nesta segunda-feira, 27, em São Francisco, na Califórnia, o CEO Michael Dell defendeu a ideia de que a empresa já ultrapassou a fronteira de fabricante de PCs e, neste momento, atua como integradora de soluções de TI.
"Investimos bilhões de dólares nos últimos anos para consolidar essa estratégia. Hoje, aproximadamente 50% de nossa receita é provenitente da venda de soluções corporativas, uma mudança considerável para quem, há dez anos, era uma fabricante de computadores pessoais", ressaltou Dell. Como exemplo, ele citou a compra da fabricante de equipamentos de rede Force 10 Networks, no ano passado, por US$ 200 milhões. Esta foi uma das 12 aquisições da Dell nos últimos dois anos que contribuíram para formar seu portfólio nas áreas de servidores, armazenamento, redes, software, segurança e serviços.
De acordo com Dell, a empresa terminou o ano passado com 33,7% de participação no mercado de servidores nos Estados Unidos e, entre as três maiores do segmento. "Foi a única a crescer a níveis acima do mercado em todas as regiões do globo", afirmou. Ele aproveitou também para fazer uma provocação à HP, uma das principais rivais, principalmente em mercados como o da Europa e América Latina. "Das 150 inovações anunciadas pela nossa concorrente, grande parte já estava presente nos nossos produtos desde 2009", alfinetou.
O foco principal da Dell neste ano será o segmento corporativo para ganhar espaço globalmente como provedora de serviços e infraestrutura de TI. A companhia confia nas parcerias com empresas como Citrix, Microsoft, SAP, VMware e Oracle como diferencial de seu portfólio. "Oferecemos um portfólio end-to-end. E estamos apenas começando", avisou Dell.
Serviços de virtualização
Neste ano, a Dell também vai apostar em serviços de virtualização para chegar a pequenas e médias empresas. No momento, disponíveis apenas nos Estados Unidos, embora existam planos de levá-los a mercados internacionais, ainda não há previsão de chegada desses serviços ao Brasil. Trata-se de um box pré-configurado com os sistemas da companhia, que permite a integração de até 50 dispositivos, entre PCs, tablets e smartphones, com acesso remoto a dados e software.
"Por ser um serviço intermediário para empresas que desejam mover seus serviços para a nuvem, nossa intenção é levá-lo ao Brasil e outros países em desenvolvimento o quanto antes", adianta o líder de computação de usuário final da Dell, Rafael Colorado. Será o primeiro produto de computação em nuvem fora dos Estados Unidos, por isso a Dell tem forte expectativa sobre essa solução como uma medida intermediária para total adoção na nuvem.
De acordo com Colorado, os clientes da América Latina têm se mostrado resistentes e não se dizem totalmente preparados para adoção da computação em nuvem, especialmente por questões de custo e segurança. "Nossa estratégia é auxiliá-los nesta migração, principalmente com soluções intermediárias como a virtualização de desktops", conclui.
*A jornalista viajou a São Francisco, na Califórnia, a convite da Dell.