A ABRAT ? Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação está lançando um programa de qualidade para seus associados com objetivo de estimulá-los a iniciarem os processos de obtenção da certificação ISO 9001, procurando diferenciá-los juntos aos clientes do setor privado e público.
?A ação é parte da busca constante da entidade por soluções que agreguem qualidade aos serviços oferecidos por nossos associados?, destaca Marcos Gomes, presidente da entidade.
O programa de certificação ISO 9001 será implantado pela SG21 Sistemas e Gestão, tem duração de cerca de 10 meses, podendo ser prorrogado, dependendo do processo de adaptação e desenvolvimento de cada empresa participante.
No total serão 120 horas de treinamento dividido em três etapas: treinamento, consultoria e workshops. Neste período, as participantes receberão atendimento personalizado através do acompanhamento de todas as etapas de implantação do processo, e também trocarão experiências com outras empresas.
?No momento em que estiverem certificadas, além da vantagem competitiva, elas terão outros ganhos, como a melhoria na estrutura interna, o aumento de sua produtividade e a redução de custos?, ressalta Gomes.
A preocupação com a obtenção do selo de qualidade na área de prestação de serviços vem chamando a atenção de várias empresas associadas. Com base nesta demanda, o presidente da ABRAT prevê que, ainda neste ano, um novo programa de certificação será implantado.
Além disso, com vistas a obter maior reconhecimento em termos de qualidade das empresas do setor, a entidade está negociando junto a diversos órgãos governamentais a possibilidade dos associados receberem uma pontuação maior em processos de licitações públicas.
Reunindo cerca de 4 mil empresas, que empregam em torno de 200 mil funcionários e faturam aproximadamente US$ 700 milhões/ano o setor de prestação de serviços de TI encerrou o ano de 2005 com um crescimento de cerca de 11%, segundo estimativa da entidade.