Para brigar pelo disputado mercado brasileiro de produtos de segurança, redes e de mobilidade, foi anunciada oficialmente nesta segunda-feira, 27/3, a instalação da distribuidora espanhola Afina, que faturou globalmente US$ 90 milhões em 2005.
Segundo explicou Pedro Galatas, CEO da empresa, 40% dessa receita é oriunda dos países da América Latina, Estados Unidos, Portugal e França. A operação local começou há três meses em São Paulo ela já contabiliza clientes como Vivo, Telefônica e Banco Santander e 15 revendas credenciadas.
?Nosso objetivo é conquistar 50 a 60 revendedores até o final do ano. No México temos 350, na Colômbia, 80; na Espanha, 500 revendas e na França o número sobe para 800, pois é um mercado pulverizado de pequenas empresas?, explicou.
Na área de segurança a Afina vai oferecer produtos da Crossbeam, Fortinet, Secuware, Aruba, Blue Coat, Optenet e RSA Security; na área infra-estrutura equipamentos da F5 Networks e da Packteer; em mobilidade, da Antahvpn.
A distribuidora também está montando em centro de suporte 8×5 (horário comercial) no Brasil para primeiro nivelo, e conta com dois centros 24×7 no México e na Espanha, para suporte de segundo nível. ?Com a expansão do mercado, vamos montar um deles aqui no Brasil também?, complementou Galatas.
No exterior, a Afina presta diretamente serviço gerenciado de backup remoto de dados, mercado para qual vão procurar um parceiro local para também oferecer essa solução no país.
A Afina tem sede em Madri com filiam em Barcelona; nas cidades do México e Monterrey; em Miami nos Estados Unidos, França, Portugal, Venezuela, Chile, Argentina e Costa Rica. As operações nos países latinos começaram há cerca de cinco anos.