A Della Via Pneus, revendedora da Pirelli na América Latina, investiu o equivalente a R$ 1,5 milhão em hardware e software para reduzir os custos com transmissão de dados entre as suas 55 lojas instaladas no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto representou uma economia da ordem de R$ 270 mil por ano e envolveu a aquisição de 330 licenças do software Presentation Server, da Citrix, oito servidores, o sistema de gestão integrada (ERP) Protheus, da Microsiga, e banco de dados.
A empresa adquiriu as licenças do Presentation Server em julho do ano passado para tornar os aplicativos acessíveis na sua rede de loja. Em fevereiro, a empresa atualizou a versão do software a fim de aprimorar a impressão e a qualidade do acesso.
O sistema da Citrix foi implantado para suportar um projeto mais amplo de reestruturação da área de TI da Della Via Pneus, que teve início no ano passado com a adoção de um modelo de gestão centralizada. A empresa substituiu o ERP, que exigia um servidor em cada loja, por uma plataforma única que concentrasse os dados em um só ponto, permitindo a sua atualização em tempo real.
O CIO da Della Via Pneus, Marcos Paulo Corrêa, conta que identificou um custo indireto com a implementação do Protheus, da Microsiga, que elevaria os gastos anuais com transmissão de dados de R$ 900 mil para R$ 1.170 para suprir o fluxo de informações do software.
Para evitar esse gasto adicional, a empresa adotou a plataforma Presentation Server, da Citrix. Atualmente, a Della Via Pneus possui 300 dispositivos Thin Client e, em cada loja, uma conexão de 64 Kbps e 128 Kbps em frame relay da Embratel. O projeto foi executado pela Empower Technologies, empresa de consultoria certificada pela Citrix.