Mais de mil pontos do projeto Gesac (Governo Eletrônico – Atendimento ao Cidadão) que estavam fora do ar desde a última segunda-feira, 20/3, voltaram a funcionar.
O sistema havia saído do ar devido a um litígio entre Vicom e Hispamar. A primeira é quem assinou o contrato com o Ministério das Comunicações. A Hispamar, por sua vez, foi contratada pela Vicom para o fornecimento dos links via satélite.
A Hispamar reclamava que a Vicom não estava cumprindo diversas cláusulas contratuais e por causa disso cortou os links. Diante do pedido de urgência na solução da questão por parte do Ministério das Comunicações, as duas empresas se entenderam e o serviço foi reiniciado.
De acordo com uma fonte do Minicom, a possibilidade de romper o contrato com a Vicom não foi considerada. Há cláusulas no contrato que prevêem uma série de medidas anteriores à rescisão do contrato, como a advertência e a multa da empresa.
Além disso, o tempo em que o serviço ficou sem funcionar deve ser descontado do valor a ser pago.