Nesta quarta-feira (28/3), a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento lança a nova versão do Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais (Cacic), que traz melhorias na gestão da ferramenta e aumenta o controle dos softwares instalados nas estações de trabalho. O anúncio será feito durante a Mostra de Soluções em Tecnologia da Informação e Comunicações Aplicadas ao Setor Público ? Mostra TIC 2007, que ocorre em Brasília.
A nova versão é resultado do trabalho conjunto entre os Ministérios do Planejamento, do Trabalho e Emprego e do Meio Ambiente, Câmara dos Deputados, da Malharia Marisol, além da Dataprev, que desenvolveu a ferramenta. Entre as novas funcionalidades estão a automatização da instalação da ferramenta no ambiente de servidores, a capacidade de identificação das licenças de software e a classificação dos tipos de softwares instalados nas estações de trabalho. Outra melhoria é que o software também fará a comunicação criptografada entre a estação de trabalho e o servidor.
O Cacic é um software livre, que foi disponibilizado à sociedade em 2005 pela SLTI. Atualmente, a comunidade Cacic conta com 9,8 mil pessoas e tem entre seus usuários empresas e governos de países como a Argentina, Venezuela, Portugal, Paraguai, Equador e Angola. A rede de atendimento dispõe de mais de 350 prestadores de serviço, presente em todos os estados, com mais de 90 clientes. A ferramenta está instalada em cerca de 250 órgãos dos governos federal, estaduais, municipais e empresas.
Os interessados em obter a ferramenta gratuitamente podem acessar o endereço www.softwarepublico.gov.br.