Especialistas apontam que 60% das pequenas e médias empresas investem pouco ou praticamente nada em dispositivos de backup. Apesar do forte crescimento do mercado mundial de soluções de armazenamento, que, segundo o Gartner, atingiu cerca de US$ 3,7 bilhões no terceiro trimestre de 2006, o que equivale um volume 7,4% superior ao mesmo período do ano anterior, a constatação é que essas empresas ainda não acordaram para a importância de manter os dados seguros, para terem garantia de recuperação em caso de desastres.
Para Paulo Navarro, diretor da NetStructure, data center do grupo Sodic, o baixo investimento no armazenamento de dados pelas PMEs ocorre devido a falta de cultura de informática dessas empresas, ?uma vez que os técnicos das pequenas empresas possuem um conhecimento trivial em tecnologia, normalmente aplicada ao negócio e pouca visão de gerenciamento?, afirma. ?Geralmente, só depois de catástrofes e perdas, o que infelizmente é comum, é que os empresários procuram alguma solução de armazenamento para assegurar que o evento não ocorra mais. É verdade que falta também um pouco de divulgação desse tipo de serviço?, completa.
O executivo ressalta que, mesmo que a princípio as PMEs não vejam a necessidade do backup remoto, é importante que entendam que com a solução, poderão guardar, compartilhar, administrar, fazer backup e proteger os dados vitais da empresa e ainda obter um ambiente de rede flexível. ?A importância do serviço é vital, uma vez que as empresas podem ter perdas incalculáveis, ou até falir, dependendo do material perdido?, pontua Navarro.
Ele observa que, atualmente, leis como a Sarbannes Oxley obrigam algumas empresas a terem políticas de disponibilidade, backup e segurança de dados, sob pena de terem suas negociações de ações suspensas, além de outras privações. ?Contudo, a tecnologia permite que as PMEs tenham quase todos os níveis de serviços e segurança das grandes empresas, a baixo custo, o que indica a popularização dos serviços?, diz Navarro. Segundo ele, muitos pequenos e médios empresários resistem ao serviço acreditando não se tratar de um custo alto para a empresa, porém, o backup remoto pode iniciar em apenas R$ 10 mensais para um espaço de 50 MB de espaço, como é o caso do oferecido pela NetStructure. ?Os serviços podem ser implementados em todo Brasil, e não exige modificação, pois usamos a infra-estrutura de conectividade existente?, finaliza Navarro.