Globo espera resultados de nova estratégia para mídias digitais este ano

0

A estratégia do grupo Globo para novas mídias deve começar a dar resultados a partir deste ano. Desde janeiro deste ano as diferentes unidades de negócio do grupo (TV Globo, Globosat, Editora Globo, Globo.com, Som Livre etc) atuam de maneira independente no investimento e desenvolvimento de produtos para plataformas como Internet e celular. Antes disso, o modelo era centralizado no portal Globo.com, que hoje atua como um guarda-chuva dos diferentes sites e provê a tecnologia necessária. A Globosat, por exemplo, está hoje trabalhando para definir um modelo adequado de exploração de seus conteúdos na Internet e em plataformas móveis. A idéia é evitar, por exemplo, o conflito que outros programadores estão tendo. Alguns canais optaram por tornar seus conteúdos de TV paga disponíveis gratuitamente para portais em uma janela imediatamente posterior à da TV por assinatura. Net Serviços e Sky já reclamaram abertamente desse modelo. Alguns conteúdos esportivos e de notícias que estão nos canais PFC, SporTV e GloboNews, por exemplo, estão disponíveis na Internet, mas apenas para assinantes do portal Globo.com. Jorge Nóbrega, diretor de gestão corporativa e de mídias segmentadas do grupo, diz que o grupo Globo acredita que a rentabilização de todos estes conteúdos na Internet e em outras plataformas virá principalmente na forma de audiência e publicidade, mas é um processo lento e que requer ajustes graduais a partir do modelo de conteúdos pagos e em outras mídias. "Um bom exemplo são os conteúdos esportivos, cujos preços dos direitos inviabilizam o retorno do investimento apenas com a publicidade de Internet". Os resultados dessa estratégia da Globo para novas mídias devem aparecer em 2009, espera o executivo. "Aos poucos, algumas coisas vão aparecendo. Hoje, temos na Internet a liderança de audiência em termos de conteúdos esportivos, entretenimento e estamos disputando a liderança em notícias", diz Nóbrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.