O mercado de smartphones deve ser o único da indústria de celulares a apresentar algum crescimento neste ano, de acordo com um relatório da Infonetics Resarch. O estudo mostra uma queda de 8% nas vendas globais de telefones móveis, e os celulares inteligentes são os únicos que prometem apresentar uma melhora no segundo semestre.
O diretor de análise da Infonetics, Richard Webb, afirma que cada vez mais as pessoas estão priorizando fatores como sistema operacional e os softwares de seus celulares, em vez de aspectos estéticos. Ele considera que a personalização é a grande tendência do mercado e acredita que seja essa a explicação para um crescimento das vendas de smartphones. "Sistemas abertos, como o Android, do Google, estão se tornando mais populares e moldando um novo cenário competitivo", observa.
A pesquisa também mostrou que celulares com tecnologia 3G (W-CDMA) cresceram alguns pontos percentuais em 2008, à custa do CDMA2000, enquanto celulares que operam com tecnologia GSM mantiveram os mesmos números. A Nokia ainda é a líder absoluta do mercado, ampliando sua vantagem com a compra recente da Symbian. A Samsung se estabilizou na segunda posição no ranking e ampliou sua vantagem sobre a Sony Ericsson, terceira colocada. A LG e a Motorola estão empatadas no quarto lugar.
No mercado de sistemas operacionais, quem lidera é a Symbian, agora da Nokia, seguida pelo BlackBerry, que conseguiu se estabelecer acima de iPhone apenas no terceiro trimestre de 2008.
- Efeito personalização