Orçamentos de marketing nas empresas norte-americanas crescerão este ano 8,1%, com grande parte dessa expansão destinada aos gastos em mídias online, que aumentarão 12,8% no período. No ambiente digital, as redes sociais serão o destino de fluxo significativo de dólares, respondendo por 7,4% dos orçamentos gerais de marketing este ano, percentual que deverá quase triplicar em 2017, chegando a 19,5%. As estatísticas são do estudo The CMO Survey, realizado pela Fuqua School of Business (Duke University).
De acordo com os pesquisadores, os profissionais de marketing mantêm a tendência de se afastar de algumas formas antigas de mídia em favor do mundo digital. Isso ocorre, segundo ele, devido, entre outros aspectos, à capacidade que esse ambiente provê ao marketing de atingir audiência de massa ao mesmo tempo em que proporciona publicidade dirigida e análises mais acuradas.
Como consequência, as perspectivas para os gastos com publicidade na mídia tradicional não são positivas. Os orçamentos destinados a esses meios devem cair 0,8% até o fim do ano, segundo o estudo.
Por outro lado, os CMOs (Chief Marketing Officer) admitem que mídia social ainda não é vista como parte integrante da estratégia geral de marketing das empresas. Cerca de 18% dos entrevistados disseram que essas plataformas ainda não foram incorporados aos planos mais amplos de marketing do negócio, enquanto apenas 7% afirmam que alcançaram essa integração.