A Sony entra numa nova fase a partir de 1º de abril, quando Kazuo Hirai substituiu Howard Stringer como presidente e CEO. O executivo terá, no entanto, inúmeros desafios pela frente, já que a fabricante japonesa de eletrônicos enfrenta um momento de dificuldade financeira e muitos problemas organizacionais. O maior deles, contudo, será trazê-la de volta à época de glória.
Hirai planeja adotar uma gestão compartilhada, para melhor planejar as decisões e criar uma experiência unificada. A Sony encerrou o ano passado com um prejuízo de 247 milhões de euros. Segundo analistas, apesar de ter adquirido a participação da Ericsson na joint venture que mantinham há dez anos para fabricação de dispositivos móveis, ela esteve distante de ser uma companhia de eletrônicos de consumo envolvida com aspectos da criação e distribuíção de mídia.
De acordo com o blog de tecnologia TechCrunch, o ideal para a Sony seria nomear Kunimasas Suzuki, vice-presidente de consumo para comandar a unificação dos produtos e criar uma melhor experiência para o usuário no uso de redes de relacionamento, já que Hirai assumirá a responsabilidade pela conturbada divisão de HDTV.
Hirai já antecipou que vê a área de imagens digitais, jogos e dispositivos móveis como os pilares dos negócios. Este, ainda segundo os analistas, pode ser o caaminho para a empresa encontrar sua identidade. Pois, dizem eles, se há uma empresa que pode entrar numa batalha contra a Apple, é ela.