O Facebook informou que está em fase de teste a exibição de anúncios do Facebook Exchange (FBX) no feed de notícias dos usuários da rede (veja exemplo abaixo). Facebook Exchange é o recurso da plataforma que permite publicidade baseada no contexto de navegação dos consumidores.
Em nota publicada no blog Facebook Studio, o site esclarece que o experimento limita-se, por enquanto, à versão desktop (web) da rede social e a um pequeno grupo de anunciantes e plataformas para venda de publicidade online. A meta, no entanto, é tornar os anúncios disponíveis para mais interessados já nas próximas semanas.
Em seu comunicado, o site social assegura que o número de anúncios no feed de notícias não vai aumentar a partir dessa mudança, e que os usuários não serão capazes de diferenciar se a publicidade foi adquirida por meio do Facebook Exchange ou da plataforma interna da rede.
O feed de notícias é onde os usuários passam a maior parte do seu tempo enquanto interagem no Facebook. Para muitos analistas de marketing, anúncios nesse espaço podem render mais engajamento e melhores resultados para os anunciantes.
Uma novidade no formato que está sendo testado pela rede social é que o usuário poderá "Curtir", comentar ou compartilhar um anúncio. Antes, a sua única opção era clicar sobre a peça para ser direcionado ao site do anunciante.
Alguns especialistas preveem possível aumento do preço do anúncio em decorrência da novidade. Segundo eles, é previsto aumento na disputa pelas colocações dos anúncios entre anunciantes FBX que buscam usuários com maior potencial de se tornar compradores.