Chamada para apresentação de projetos da rede Kyatera já está aberta

0

Já está aberta a chamada para apresentação de projetos de pesquisa e inovação nas áreas de TI e telecomunicações do convênio firmado na quinta-feira (26/4) entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o grupo Telefônica para incentivar o desenvolvimento de projetos tecnológicos em tecnologia da informação e telecomunicações entre pesquisadores de universidades e centros de pesquisa paulistas. A chamada pública ficará aberta até o dia 26 de junho.

O diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, diz que a fundação está colocando um desafio para os pesquisadores do Estado de São Paulo. ?Sabe-se que a internet do futuro terá uma banda cada vez mais larga. Mas nosso objetivo é descobrir como ela poderá melhorar a vida do ser humano, quais possibilidades oferece para os negócios, a saúde, a educação?", destaca.

Segundo ele, o projeto prevê também a possibilidade de desenvolvimento de projetos conjuntos entre empresas e instituições de pesquisa. ?A gerência de parcerias do KyaTera se coloca à disposição de interessados em participar que queiram identificar parceiros no meio acadêmico e nas empresas?, diz o gerente de parcerias do KyaTera, Bruno Rondani.

Como principal resultado do convênio, o diretor de comunicação e relações institucionais da Telefônica, Valter Brunner, disse esperar a criação de um ambiente aberto e flexível que possibilite o surgimento de inovações. Chamado de Plataforma Kyatera de Pesquisa e Inovação, esse ambiente interliga universidades e centros de pesquisa do Estado de São Paulo através de uma rede óptica dedicada de 3,3 mil quilômetros cedida pela operadora.

A Fapesp vai disponibilizar R$ 4 milhões anualmente, por três anos, para financiamento de projetos de pesquisa fundamental ou aplicada que se enquadrem na chamada de propostas. A Telefônica, por seu lado, vai investir ainda R$ 390 mil no financiamento de bolsas de estudo para apoiar esses projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.