Fecomercio inicia atividades para associados no Second Life

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A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) já está atendendo seus associados no seu prédio virtual construído na "ilha Berrini", no Second Life, o ambiente virtual em que avatares ? representações visuais de usuários ou ?habitantes? ? podem interagir. A federação é a primeira entidade de classe a participar da plataforma virtual 3D e já recebe 900 acessos diários de usuários que buscam informações sobre a Fecomercio e possibilidades de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Superior de Tecnologia da Informação da Fecomercio, Renato Ópice Blum, o próximo passo será levar feiras e eventos para o espaço virtual. "O ambiente Second Life representa a materialização da economia real no mundo virtual, com ganhos efetivos, inclusive com registro de inúmeros negócios bem sucedidos", comenta.

Para participar do ambiente virtual, a entidade construiu um prédio igual ao existente no mundo real, a Fecomercio Virtual, que atualmente está situado na "ilha Berrini". Com diversos espaços disponíveis, que vão de anfiteatro a salas de reunião, a entidade pretende promover eventos, palestras, reuniões e até mesmo cursos.

A Fecomercio, em parceira com o Interncional Qualtity & Productivity Center (IQPC), promoveu esta semana o seminário "IQPC Second Life Brasil Experience Series I", o primeiro evento sobre o tema no país e que reuniu diversos profissionais das áreas de marketing, comunicação e tecnologia. Na ocasião, foi apresentado o Second Life Brasil, e também cases de empresas que já aderiram ao ambiente virtual. O evento também mostrou as perspectivas e oportunidades de negócio neste novo mundo.

De acordo com o CEO da Kaizem Games e responsável pela implantação da versão brasileira do Second Life, Maurílio Uemura Shintati, atualmente o ambiente virtual tem cerca de 5,6 milhões de usuários, dos quais aproximadamente 200 mil são brasileiros. A estimativa é de que até fevereiro de 2008 sejam 2 milhões de usuários brasileiros. O Second Life já é responsável por cerca de R$ 25 milhões em transações comerciais no país.

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