Instituto de tecnologia de Taiwan pode participar de projetos da TV digital

0

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmou acordo de cooperação técnica com do ITRI, o instituto de pesquisa tecnológica industrial de Taiwan. O acordo foi assinado entre o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, e o vice-presidente do ITRI, Hsin-Sen Chu, o que permitirá às duas entidades desenvolver projetos em áreas de interesse comuns, entre elas tecnologias da informação e comunicação (TICs), biotecnologia e nanotecnologia.

A cooperação técnica, segundo os dois dirigentes, possibilitará maior interação e colaboração entre os agentes envolvidos, incentivando o intercâmbio de informações técnicas, o desenvolvimento de tecnologias industriais e o aperfeiçoamento de pesquisadores e engenheiros.

O documento foi assinado na sede da ABDI, em Brasília, na presença de representantes do ITRI, da Agência de Agricultura e Alimentos de Taiwan, do Escritório Econômico e Cultural de Taipei e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Hsin-Sen Chu, o instituto de pesquisa tecnológica industrial registra em média cinco patentes por dia, tornando-se um dos mais renomados centros de pesquisa e desenvolvimento para indústria no mundo. Durante a reunião, o ITRI mostrou disponibilidade para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento da TV digital no Brasil, oferecendo, inclusive, treinamento para pesquisadores brasileiros no instituto, em Taiwan.

Com o objetivo de buscar parcerias para investimentos no país, os taiwanenses chegaram ao Brasil, no último dia 18 de abril, divididos em dois grupos. Antes de desembarcar em Brasília, a delegação, formada por empresários do setor eletroeletrônico e representantes do ITRI e da Teema (Taiwan Electrical and Electronic Manufacturer?s Association), visitou universidades e instituições de pesquisas em São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. O grupo participou ainda, na capital paulista, do AbineeTec 2007 e do Fiee Trade Show, eventos nacionais voltados para o setor eletroeletrônico.

O setor de biocombustíveis também foi um dos focos da visita do grupo. Empresários e representantes da Agência de Agricultura e Alimentos do país asiático conheceram o funcionamento, regulação, restrições, incentivos e o cenário atual do setor de biocombustíveis no Brasil. Além de visitar a Petrobras e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, a delegação conheceu diversas empresas que atuam no setor sucroalcooleiro.

Fundamental na transformação da economia industrial de Taiwan, o ITRI possui projetos de pesquisa nas áreas de TICs, eletrônica e optoeletrônica, nanotecnologia, materiais e produtos químicos, fabricação avançada e sistemas, biotecnologia e medicina, energia e meio ambiente. Para atender às necessidades dos projetos de pesquisa, a organização possui em torno de 5,8 mil funcionários, sendo que do total 16% são doutores e 52% mestres. O ITRI foi um dos responsáveis pelas fundações de várias empresas internacionais voltadas para eletrônicos, monitores, entre outros mercados de alta tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.