A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) firmou acordo de cooperação técnica com do ITRI, o instituto de pesquisa tecnológica industrial de Taiwan. O acordo foi assinado entre o presidente da ABDI, Alessandro Teixeira, e o vice-presidente do ITRI, Hsin-Sen Chu, o que permitirá às duas entidades desenvolver projetos em áreas de interesse comuns, entre elas tecnologias da informação e comunicação (TICs), biotecnologia e nanotecnologia.
A cooperação técnica, segundo os dois dirigentes, possibilitará maior interação e colaboração entre os agentes envolvidos, incentivando o intercâmbio de informações técnicas, o desenvolvimento de tecnologias industriais e o aperfeiçoamento de pesquisadores e engenheiros.
O documento foi assinado na sede da ABDI, em Brasília, na presença de representantes do ITRI, da Agência de Agricultura e Alimentos de Taiwan, do Escritório Econômico e Cultural de Taipei e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Hsin-Sen Chu, o instituto de pesquisa tecnológica industrial registra em média cinco patentes por dia, tornando-se um dos mais renomados centros de pesquisa e desenvolvimento para indústria no mundo. Durante a reunião, o ITRI mostrou disponibilidade para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento da TV digital no Brasil, oferecendo, inclusive, treinamento para pesquisadores brasileiros no instituto, em Taiwan.
Com o objetivo de buscar parcerias para investimentos no país, os taiwanenses chegaram ao Brasil, no último dia 18 de abril, divididos em dois grupos. Antes de desembarcar em Brasília, a delegação, formada por empresários do setor eletroeletrônico e representantes do ITRI e da Teema (Taiwan Electrical and Electronic Manufacturer?s Association), visitou universidades e instituições de pesquisas em São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre. O grupo participou ainda, na capital paulista, do AbineeTec 2007 e do Fiee Trade Show, eventos nacionais voltados para o setor eletroeletrônico.
O setor de biocombustíveis também foi um dos focos da visita do grupo. Empresários e representantes da Agência de Agricultura e Alimentos do país asiático conheceram o funcionamento, regulação, restrições, incentivos e o cenário atual do setor de biocombustíveis no Brasil. Além de visitar a Petrobras e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, a delegação conheceu diversas empresas que atuam no setor sucroalcooleiro.
Fundamental na transformação da economia industrial de Taiwan, o ITRI possui projetos de pesquisa nas áreas de TICs, eletrônica e optoeletrônica, nanotecnologia, materiais e produtos químicos, fabricação avançada e sistemas, biotecnologia e medicina, energia e meio ambiente. Para atender às necessidades dos projetos de pesquisa, a organização possui em torno de 5,8 mil funcionários, sendo que do total 16% são doutores e 52% mestres. O ITRI foi um dos responsáveis pelas fundações de várias empresas internacionais voltadas para eletrônicos, monitores, entre outros mercados de alta tecnologia.