Portugal Telecom se separa de seu braço de internet e TV a cabo

0

Em assembléia geral realizada nesta sexta-feira (27/4) os acionistas da Portugal Telecom aprovaram, com 99% dos votos, a separação da PT Multimedia, que atualmente é o braço de internet e televisão a cabo do grupo, que detém hoje 58,4% do capital da empresa. A fatia da Portugal Telecom na PT Multimedia será distribuída aos acionistas da ex-estatal como parte do pacote de remuneração que a diretoria da operadora prometeu para convencer os acionistas a rejeitar oferta de compra feita pela rival Sonaecom.

Os maiores acionistas da PT Multimedia, depois a própria Portugal Telecom, são o Barclays, com 10,6%, o Banco Espírito Santo, com 8,5%, e o Banco Português de Investimentos (BPI), com 5,2%. Os demais acionistas são o empresário e investidor luso Joe Berardo (2,2%), a Colanei (2,2%) e a Caixa Geral de Depósitos ? maior banco português ?, que controla 1,6%.

Se a distribuição da participação da Portugal Telecom na PT Multimedia fosse realizada hoje, o BES passaria a ser o maior acionista da empresa de internet e TV a cabo, com 13% do capital. O segundo acionista continuaria a ser o Barclays, seguido do BPI, com as mesmas participações que agora detém.

O presidente da Portugal Telecom, Henrique Granadeiro, afirmou que a separação da PT Multimedia deverá ocorrer no segundo semestre e saudou a operação como "a verdadeira liberalização do setor de telecomunicações em Portugal". A Portugal Telecom é o antigo monopólio estatal de telecomunicações daquele país.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.