A Central Nacional Unimed (CNU) investirá R$ 6 milhões em tecnologia da informação até o fim deste ano, mantendo o valor do investimento realizado em 2006. A decisão da operadora do sistema Unimed, que atende todo o Brasil, por meio de uma rede de 376 cooperativas, visa a melhorar o atendimento ao cliente, com mais qualidade dos processos e maior produtividade.
Segundo Mário Sohei Ishihara, gerente de desenvolvimento e tecnologia da empresa, a meta para este ano é continuar com alguns projetos estratégicos já em andamento, como a implantação do novo sistema de gestão de planos de saúde assistenciais, o TopSaúde, do software de gerenciamento eletrônico de documentos (GED) e do Personal Med Plus, programa voltado à gestão de planos de saúde ocupacional.
?Devido ao significativo aumento da base de clientes da CNU, hoje com cerca de 600 mil associados, metade do investimento será destinada aos sistemas TopSaúde, em fase de migração com o uso do banco de dados Oracle, GED e Personal Med Plus, incluindo outros sistemas aplicativos?, informa Ishihara.
O segundo maior investimento, segundo ele, será distribuído entre a modernização da central de atendimento, ampliação da infra-estrutura do data center, servidores, telecomunicações, telefonia, atualização/expansão do parque de microcomputadores, atualização dos bancos de dados e aperfeiçoamento da segurança da informação. ?Além disso, investiremos no desenvolvimento de programa de banco de dados e indicadores de recursos e serviços próprios, que armazena informações de hospitais, farmácias e laboratórios, e no programa de medicina preventiva?, ressalta.
Para o presidente da Central Nacional Unimed, Mohamad Akl, toda ação de TI deve estar alinhada às metas de crescimento da empresa, com acompanhamento do índice de sinistros, otimização dos processos operacionais e administrativo-financeiros. ?Tanto a operadora quanto o cliente ganham com o investimento em tecnologia. À medida que desburacratizamos os processos para a liberação de autorizações dos exames ou de procedimentos, agilizamos e reduzimos significativamente o tempo do atendimento, aumentando a satisfação das empresas clientes.?