A fabricante chinesa de eletrônicos Aigo processou, na segunda-feira, 26, as fabricantes de PCs HP e Toshiba com a alegação de quebra de patente. Segundo informações do jornal britânico The Financial Times, as empresas estão sendo acusadas de violar seis patentes relacionadas à tecnologia USB Plus, supostamente de propriedade da fabricante chinesa.
De acordo com Kenny Hsieh, diretor geral de pesquisa, desenvolvimento e propriedade intelectual da Aigo, o processo é resultado de algumas tentativas de negociações mal sucedidas com as duas empresas. O executivo conta que no dia 12 de março a Aigo enviou cartas a HP, Toshiba, Sony, Dell e Samsung para afirmar que "sabia da quebra de patentes" e que as empresas teriam sete dias para propor um acordo. Segundo Hsieh, apenas HP e Toshiba não responderam ao comunicado.
Procuradas pelo jornal britânico, a HP declarou que se recusava a aceitar a quebra de patentes e por isso jamais entrará em um acordo com a Aigo. A Dell não se pronunciou, enquanto as demais empresas acusadas pela Aigo disseram não ter conhecimento do processo.
- Ação