O Yahoo anunciou nesta quarta-feira, 27, que vendeu a ferramenta de recomendação de sites Delicious para os criadores do YouTube, hoje pertencente ao Google. Segundo comunicado da empresa, Chad Hurley e Steve Chen planejam dar continuidade aos serviços da ferramenta para deixá-la mais fácil de usar e adicionar mais atributos sociais.
Os termos financeiros do negócio não foram reveladas, mas rumores que circulam na internet há cerca de um mês davam conta que Yahoo queria entre US$ 1 milhão e US$ 2 milhões pelo Delicious. Também sugiram especulações de que interessados estariam dispostos a pagar até US$ 5 milhões pela ferramenta, mas até agora isso não se confirmou (veja mais "links relacionados" abaixo).
Segundo o comunicado desta quarta, a venda do Delicious faz parte da estratégia de concentração dos investimentos do Yahoo. A companhia quer dedicar-se apenas a produtos que tenham identificação direta com seu negócio principal, como a distribuição de notícias e os serviços de e-mail e busca.
O Delicious continuará sob o encargo do Yahoo até julho, quando a transferência das operações para Hurley e Chen deve ser concluída. Dessa forma, diz o anúncio, os usuários "não sofrerão nenhum impacto" com a compra.
Spin-off
Como parte da reestruturação dos investimentos, o Yahoo também pretende separar uma de suas unidades de engenharia, a Hadoop, responsável pelo desenvolvimento de tecnologias de análise de dados. Segundo fontes próximas informaram ao The Wall Street Journal, a companhia de web quer transformar a operação em uma fonte de receita independente, na qual teria uma grande participação no capital.
De acordo com o jornal, o Yahoo faturou US$ 6 bilhões no ano passado apenas com a venda de espaço para publicidade, e aliar um serviço de análise de dados à estratégia de publicidade seria uma forma de se aproveitar da crescente necessidade de informações aliadas às estratégias de negócios das empresas.
Procurado pelo diário americano, o Yahoo se recusou a comentar o assunto, e as fontes também não sabem dizer quando o de spin-off deve começar. Também não se sabe quanto o Yahoo espera arrecadar com a separação da Hadoop.
- Negócios