A The New York Times Company, dona de veículos de grande circulação nos Estados Unidos, como International Herald Tribune e The Bostom Globe, além do jornal homônimo, anunciou na quinta-feira, 26, o lançamento do Ricochet, seu programa de publicidade em mídia social.
O programa permite que anunciantes escolham, em meio a notícias divulgadas nos meios de comunicação do grupo, aquelas mais adequadas para compartilhamento junto ao seu próprio público de mídia social.
Caso a notícia escolhida mencione a marca do anunciante, o programa só a disponibiliza para compartilhamento uma semana depois da sua primeira publicação. A medida, segundo o grupo de comunicação, objetiva manter uma linha divisória entre editorial e publicidade.
Com o Ricochet, os anúncios das empresas participantes aparecem junto com a história compartilhada, por um período de tempo especificado, sempre que o internauta clicar no link.
O primeiro cliente do serviço é a fornecedora de software empresarial SAP. A fabricante está usando o Ricochet para divulgar seus anúncios ao lado de artigos do NYTimes.com que focam grandes dados (big data) e computação em nuvem.
As notícias do NYTimes.com escolhidas pela SAP são compartilhadas com seus 127 mil fãs no Facebook, 47 mil seguidores no Twitter, 113 mil seguidores no LinkedIn e 2 mil seguidores no YouTube.
Qualquer um desses seguidores que clicar sobre as histórias compartilhadas verá anúncios da campanha de publicidade lançada pela SAP na semana passada e desenvolvida em parceria com a agência Mindshare Worldwide.
"No modelo tradicional de publicidade, as marcas atingem o público por meio de conteúdos. Em contraste, usando o Ricochet, o conteúdo atinge o público por meio das marcas", resume Michael Zimbalist, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento.
No exemplo abaixo, o anúncio da SAP aparece apenas para os seus seguidores nas redes sociais.