Talvez o maior dilema para se encontrar uma solução que atenda às necessidades das pequenas e médias empresas para adquirirem uma ferramenta de monitoração sejam os altos custos para ter um Service Desk interno. A solução é cara, mas, por outro, lado deixar que uma empresa monitore o ambiente remotamente pode não ser seguro.
Para chegar a uma solução que atenda tecnicamente e com qualidade esse tipo de empresa e que não seja algo inacessível financeiramente, as soluções de gestão de ambiente tem que ser vendidas em larga escala. Essa é a única maneira de conseguir o retorno do investimento.
O modelo é perfeito porque consegue oferecer qualidade nas ferramentas e, principalmente nos serviços prestados. Além disso, quem compra sabe que está adquirindo uma solução que vai atender suas expectativas, com garantia que seu ambiente não terá uma descontinuidade que afetará o seu negócio.
O mundo seria perfeito se o medo de perder informações confidenciais não assustasse os principais executivos a ponto de reprovar qualquer acesso externo ao seu ambiente tecnológico.
E agora, o que fazer? Ter solução própria é caro e inviável e a barata é insegura. Como solucionar o problema?
Manter uma visão fechada, acreditando que se pode cuidar de tudo, é algo que está em desuso há muitos anos. O modelo moderno de sucesso é focar no core business e deixar para quem conhece o que não é importante para o negócio. E os sistemas de gerenciamento de ambiente são uma alternativa.
As grandes corporações vêm, a cada dia, colocando para fora tudo que não é importante para o seu negócio, e TI tem sido o maior alvo. Com isso, o outsourcing não apenas do gerenciamento, mas de toda TI, tem ganhado força.
A solução das pequenas e médias não pode ser diferente. Contratar empresas idôneas e sérias e se proteger com um contrato que prevê multas importantes em caso de divulgação indevida de informações confidenciais é fundamental. Só não é possível pilotar uma empresa com o risco iminente de ter uma descontinuidade no negócio.
Ainda com dúvida?
Saiba que o equilíbrio entre a necessidade de manter e crescer seu negócio e a preocupação da perda de informações pode ser resolvida de várias maneiras. O importante é que a garantia da confidencialidade das informações críticas das corporações não está intimamente ligada a manipulação por funcionários próprios. Estudos mostram que o número de fraudes e desvio de informações acontece, com maior frequência internamente, se comparado quando o serviço é terceirizado.
Portanto antes de criticar, procure conhecer e buscar referências de sucesso e fracasso em cada situação, defina suas prioridades e necessidades e depois decida.
Alberto Parada, co-fundador do Descomplicado Carreiras (Sistema de orientação de carreira), Colunista e Palestrante especializado em carreiras, atua há mais de 25 anos como executivo no mercado de tecnologia em empresas como: Sênior, IBM, Capgemini, Fidelity, Banespa, e mais de 12 anos como Professor Universitário no Lassu-USP FAAP e FIAP. Formação em administração de empresas e análise de sistemas, com especialização em gerenciamento de projetos e mestrando em Gestão de Negócios pela FIA, voluntário no HEFC hospital de retaguarda para portadores de Câncer.