K-Commerce: Renault vende SUV Kwid de forma 100% digital

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A Renault do Brasil apresentou oficialmente nesta sexta-feira, 27, o K-Commerce, uma plataforma digital que usa tecnologia SAP Hybris, onde todas as etapas da aquisição do automóvel SUV compacto Kwid são feias de forma 100% on-line, incluindo financiamento pelo Banco da marca, pré-avaliação do usado e pagamento por boleto.

Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil, explica a ideia de comercializar o carro dessa forma surgiu em setembro do ano passado, e em 44 dias o projeto foi concretizado, com a integração de 15 sistemas diferentes, incluindo o ERP-SAP, envolvendo 53 profissionais de 3 países, Brasil, França e Canadá, que utilizaram método ágil.

"O Kwid é um veículo inovador desde o seu projeto e da sua pré-venda, que superou em quatro vezes o volume de reservas esperado. Entendemos o que os clientes desejavam e, dando continuidade a essa trajetória, apresentamos o K-Commerce, a inovadora e mais completa plataforma para a compra de um veículo. Isso é o que nós, da Renault, chamamos de Easy Life: soluções que facilitam a vida dos clientes", afirma o executivo.

O projeto foi testado através de uma oferta de pré-venda onde line, com opção de três modelos, Zen, Lite e Intensive, com 5 opções de cores, e com sinal em 3 parcelas de mil reais no cartão de crédito. A primeira reserva foi realizada 4 minutos após a plataforma entrar no ar. Esse foi o estopim para que o projeto avançasse rapidamente, e entrasse no ar já no formato de e-commerce end-to-end no dia 11 de janeiro. Aí novamente o fenômeno se repetiu, e as duas horas da madrugada o primeiro carro foi vendido com todas as etapas realizadas de forma digital.

70% das aquisições foram por dispositivos móveis

Hoje já foram comercializadas 5.106 unidades do Kwid, o que significa cerca de 35% das vendas totais, sendo que 70% delas foram realizadas por dispositivos mobile. O Ka Commerce contabiliza cerca de 1,5 milhão de acessos ao site. Esses números estão sendo analisados por uma ferramenta de machine learning para dar mais previsibilidade na gestão de estoque.

Entre as funcionalidades implantadas, o cliente tem aprovação on-line do financiamento pelo Banco Renault, avaliação de veículo usado de forma digital, que depois é validado na concessionária na hora da retirada do veículo adquirido. A ferramenta oferece previsão de entrega do Kwid, levando em conta a localização do cliente e o tempo de transporte para a concessionária. Também foi incorporado um chat on live e um vídeo passo a passo para orientar a compra.

Pedrucci não descarta que outros modelos da Renault sejam incluídos na plataforma, pois ressalta que ela está em evolução constante, com novos recursos na prancheta para serem incluídos, como a escolha pelo cliente dos acessórios do veiculo, aquisição de seguro auto, etc. Também outras opções bancárias de financiamento e compra por cartões serão incluídas através de integração com APIs.

Também está previsto uma iniciativa semelhante para clientes pessoas jurídica, dentro da área de B2B da Renault, que deverá ser divulgada em breve.

Celso Bueno, gerente de TI da Renault, explica que ainda não foi realizado uma avaliação do ROI (return of investiments) e seu impacto na redução de custos de vendas, de processos, de estoques, logística, etc, pois segundo ele, o mais relevante foi o time to market na colocação do Kwid no mercado, que está vendendo quatro vezes mais que o planejado pela empresa.

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