A rede de supermercados GBarbosa, que atua na Bahia, em Alagoas e Sergipe, onde opera 19 hipermercados, 30 supermercados, 45 farmácias e 25 lojas de eletroeletrônicos, investirá US$ 10 milhões em uma nova infraestrutura tecnológica para a implantação de um sistema gestão empresarial (ERP).
Segundo a verejista, o objetivo do projeto, que vem sendo desenvolvido e executado pela Itautec em parceria com a IBM, é preparar a rede com equipamentos de ponta para suportar o crescimento da empresa.
"A adoção de uma tecnologia mais robusta é fundamental para viabilizar nossos planos de expansão. É muito importante contarmos com um sistema que nos garanta informações íntegras e confiáveis", diz Wanderlei Ricardo Valota, CIO da GBarbosa.
De acordo com o executivo, o projeto proposto pela Itautec apresentou muito mais do que os requisitos básicos, projetados inicialmente pela empresa. "Temos metas ambiciosas de crescimento e o parceiro de infraestrutura para esse tipo de projeto precisa acompanhar o ritmo da companhia. A solução proposta pela Itautec atendeu perfeitamente essa necessidade", afirma Valota.
O projeto foi dividido em duas etapas. Em um primeiro momento foi instalado o ERP, da alemã SAP, nos departamentos financeiro e contábil. Ao todo, foram instalados seis servidores IBM que serão utilizados em aplicações de missão crítica e no armazenamento de informações.
Atualmente, a Itautec executa a segunda fase do projeto, que envolve a expansão do sistema para as lojas e os setores de logística e compras da rede. "Além do correto dimensionamento e da instalação da infraestrutura, dois pontos críticos para o sucesso em projetos desse tipo são o treinamento para usuários e a adequação de equipamentos e da plataforma Unix, também conhecida como AIX", observa o diretor comercial da Itautec, Jorge Almeida, ao contar que a empresa também será responsável por essa parte.
A conclusão do projeto está prevista para março de 2010, quando toda a rede será atendida pelo novo sistema.
- Modernização de sistemas