O índice de empresas brasileiras conectadas à internet atingiu 96% em 2013, o que demonstra que o acesso à rede mundial no país está se tornado universal, mostra a nova edição da pesquisa anual TIC Empresas divulgada nesta terça-feira, 27, realizada pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), organização que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil. A edição deste ano ouviu representantes de 6.429 empresas com dez ou mais funcionários.
O levantamento revela que as conexões de banda larga mais comuns são o cabo e o limitado DSL, que usam a rede telefônica analógica para transmitir sinais digitais, com 64% das conexões cada uma. Mas mostra também uma expansão das redes celular 3G e 4G, utilizadas por 43% das empresas em 20013. Além disso, o estudo aponta que 20% das organizações usam conexão via rádio.
Entre as atividades mais comuns na internet dos empregados estão enviar e receber e-mail (98%) buscar informações sobre produtos e serviços (92%) e fazer pagamentos e consultas bancárias (86%).
De acordo com a pesquisa, 56% das empresas têm site na web, número que varia bastante dependendo do porte da organização. Entre as pequenas empresas, a proporção das que possuem site é 50%. Entre, as médias, é 74% e, entre as grandes, 89%. O site quase sempre é usado para fornecer informações sobre a empresa (institucional, contato, endereço, mapas). Somente 19% têm sistema de comércio eletrônico e apenas 13% aceitam pagamento online.
A pesquisa TIC Empresas revela que as redes sociais ainda não fazem parte do dia-a-dia da maioria das empresas brasileiras. Entre as consultadas na pesquisa, só 39% têm perfil em algum site de relacionamento. E o número também varia com o porte — 37% nas pequenas empresas, 48% nas médias e 45% nas grandes.
Das que estão presentes em redes sociais, 77% publicam notícias relacionadas à empresa ou temas relacionados à sua área de atuação, e 74% divulgam produtos e serviços. O relatório completo pode ser visto no site do Cetic.br.