A fabricante de chips Broadcom está em negociações avançadas para ser adquirida pela Avago Technologies, o que, se for concretizada, será a última de uma série recente de fusões na indústria de semicondutores. Não está claro os termos que as empresas estão discutindo nem quando o acordo deve ser fechado. O que se sabe é que o valor de mercado da Broadcom é de US$ 28 bilhões e o da Avago é de cerca de US$ 34 bilhões.
A revelação das negociações pelo The Wall Street Journal fez as ações da Broadcom fecharem alta de 22% nesta quarta-feira, 27, negociadas a US$ 57,13, enquanto os papéis da Avago subiram 7,8%, para US$ 141,49.
A Broadcom produz chips para cerca de metade dos tablets e smartphones vendidos no mundo e tem entre seus clientes a Amazon.com, Apple e DirecTV, de acordo com seu website. A fabricante fechou 2014 com vendas de US$ 8,4 bilhões. Já a Avago projeta, desenvolve e fornece componentes analógicos, chips digitais e processadores de sinais digitais voltados para comunicações sem fio e sistemas de armazenamento corporativos, de acordo com seu website.
O setor de semicondutores tem passado por um rápido processo de consolidação neste ano. Em março, a NXP Semiconductors adquiriu a Freescale Semiconductor por US$ 11,8 bilhões. A Intel está em negociações para comprar a Altera, que tem valor de mercado de US$ 14 bilhões. A Qualcomm vem enfrentando forte pressão do fundo de investimento Jana Partners LLC para que faça o spinoff (separação) de seu negócio de chipset como parte de uma revisão estratégica para aumentar valor aos acionistas.
A fusão da Broadcom e Avago resultaria em uma empresa com posição dominante em vários tipos de chips de comunicação, incluindo chips para dispositivos de rede Ethernet, chips Wi-Fi para smartphones e computadores pessoais, e modems usados ??por operadoras de cabo e de telecomunicações para oferecer acesso à internet em banda larga.
A Broadcom prosperou em grande parte por explorar as tecnologias que se tornaram padrões da indústria rapidamente e por atualizar os seus produtos de forma constante para manter o ritmo. Ela também adotou como estratégia de aquisições de empresas que completassem ou expandissem a sua linha de produtos, como a Netlogic Microsystems, comprada em 2011 por US$ 3,7 bilhões.