A evolução do 5G, Internet das Coisas (IoT) e dos serviços em nuvem vem tornando as redes cada vez mais complexas e dependentes de softwares, gerando entre os provedores a necessidade de usar métodos proativos para evitar interrupções nas operações.
Para enfrentar o desafio, a Blue Planet, uma divisão da Ciena, está aproveitando o poder da automação e da inteligência artificial (IA) para ajudar os provedores não apenas a prever, mas também agir de forma proativa na prevenção de falhas. A nova solução da Blue Planet, PNO (Proactive Network Operations), permite operações assistidas por IA para aprimorar significativamente o processo de solução de problemas, abrindo caminho para o desenvolvimento de uma rede mais adaptativa.,
Segundo a Ovum, os provedores de serviços de comunicação (CSPs) indicam que sua prioridade para a aplicação de IA é a prevenção, detecção e correção de falhas — mais de 40% deles pretendem fazer a implementação nos próximos 18 meses.
A Colt Technology Services têm visto os benefícios da capacidade de previsão da Blue Planet, que coleta e processa dados de telemetria de diversas fontes em toda a rede global de produção e identifica falhas com grande precisão. "A IA é melhor aproveitada quando aplicada a casos de uso reais que melhoram nossas operações de rede ao eliminar tarefas manuais que consomem muito tempo. Os recursos de análise preventiva e prescritiva da Blue Planet nos garantem benefícios comerciais concretos, pois nos permitem oferecer benefícios comerciais reais a partir destas análises. Isso nos permite planejar o futuro, preparando nossa rede para 5G, IoT, nuvem e outras tecnologias emergentes.", diz Mirko Voltolini, Global Head of Network on Demand, da Colt Technology Services.
Usando algoritmos avançados de machine learning, o PNO da Blue Planet pode prever possíveis interrupções nos serviços com uma precisão excepcional, prevendo até 95% das falhas não planejadas com base na análise de anomalias Ethernet e perda de sinal óptico (LOS). O PNO pode identificar rapidamente a causa do problema e definir quais medidas para resolvê-lo de forma preventiva.
A Blue Planet criou também uma calculadora de economia de OpEx (despesas operacionais) para estimar a potencial redução nos custos promovida pela implantação do PNO. Segundo as estimativas da Blue Planet, provedores podem, em média, economizar 38% na resolução de problemas em OpEx por ano.
O PNO pode ser integrado aos ambientes dos provedores independentemente dos sistemas e dos equipamentos de rede utilizados. Além disso, os profissionais da Blue Planet podem ajudar a ajustar e personalizar a solução com base nos objetivos específicos de negócio e no ambiente de rede.