Com uma base de cerca de 350 mil pequenos negócios que realizam transações regulares com a Pay Pal no Brasil, a empresa viu uma oportunidade para lançar uma operação inédita de concessão de crédito, batizada "Crédito para o seu Negócio", totalmente digital, em parceria com Captalys, aproveitando o momento da Covid em que há uma forte demanda por crédito.
Dados de pesquisa que o PayPal encomendou ao Opinion Box junto principalmente , donos de MEIs (microempresa individual) e PMEs (pequenas e médias empresas), mostraram as dificuldades do segmento devido as altas taxas de juros, burocracia do processo e dificuldade em conseguir o valor necessário.
"Este é um momento em que companhias como o PayPal precisam se posicionar ativamente, porque, quanto menor a empresa, maiores os riscos envolvidos em seu negócio e maiores os impactos da pandemia – que, muitas vezes, representa a renda necessária para manter a família do empreendedor ou da empreendedora. Agora, imagine essa situação em um cenário como este, de quarentena" Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.
"Estamos liderando uma revolução nesse segmento no país ao permitir que qualquer empresa possa ter uma oferta de crédito totalmente customizada para seus usuários, sem lidar com toda a complexidade que o negócio demanda, desde equipes e tecnologia especializadas e dedicadas até o funding para as operações. Cuidamos de tudo, como serviço. Já realizamos mais de R$ 60 bilhões em crédito para pessoas e empresas brasileiras, sempre em condições mais atraentes do que o mercado oferece. A parceria com o PayPal é mais um exemplo de uma solução inédita, viabilizada pela Captalys, que pode ter um impacto real em melhorar a vida financeira das PMEs no Brasil" Margot Greenman, CEO da Captalys.
O limite do empréstimo vai de R$ 5 mil até R$ 2,5 milhões, cujo pagamento pode ser abatido com as transações que o cliente realiza com o Pay Pal. A executiva explica que a análise de crédito é feita toda de forma digital com aprovação e no máximo 3 dias, e mesmo empresas negativadas podem pleitear empréstimo com taxa abaixo da média de mercado.
"Toda a infraestrutura necessária para operacionalizar essa parceria será fornecida pela plataforma de Credit-as-a-Service da Captalys, desenvolvida pela empresas, que permitiu modelos de negócios com maior flexibilidade de produto e o menor custo do mercado", explica a executiva.
"O mercado de crédito tem sido fortemente influenciado pela digitalização, mobilidade e expectativa crescente dos clientes por mais opções – o que vai ao encontro de nossa política global de democratização do acesso aos serviços financeiros. No caso desta nova solução, os lojistas que já usam PayPal passam a contar com acesso a uma ferramenta de crédito única no mercado, fácil de usar e 100% online", enfatiza Thiago Chueiri.