Com a adesão cada vez maior das Secretarias Estaduais da Fazenda (Sefaz) e das empresas instaladas nos estados que já aderiram à nota fiscal eletrônica, cresce também o número de fornecedores de sistemas para atender a obrigatoriedade do novo modelo de documento fiscal. A mais recente a ingressar nesse rol é a empresa catarinense BRy Tecnologia, que está lançando o BRy Signer NF-e.
O Signer NF-e integra hardware e software e, segundo a empresa, pode ser customizado para a solução de emissão de notas fiscais utilizada em cada empresa. Adaptado ao sistema automatizado, o Signer NF-e recebe a requisição da nota fiscal eletrônica e identifica o usuário. Após autenticar o acesso, oferece algumas opções como a montagem do arquivo XML padrão para notas fiscais digitais, geração do código de acesso da Secretaria da Fazenda e a emissão do código de barras bidimensional.
Depois de adequado aos padrões exigidos pelas Secretarias da Fazenda, o arquivo XML resultante é assinado digitalmente pelo hardware assinador da BRy e retorna para a solução do contribuinte, que o encaminha então para o fisco estadual. ?Nesse hardware seguro fica armazenado um único certificado digital, que assina as notas fiscais eletrônicas do cliente?, explica o diretor comercial da empresa, Marcos Sant?Ana. ?Dependendo do modelo do hardware, é possível fazer de 50 a 450 assinaturas digitais de documentos por segundo.?
O BRy Signer NF-e é voltado para empresas de todos os portes e atividades, preferencialmente para aquelas que emitem grande quantidade de notas fiscais eletrônicas. Além disso, pode ser também adquirido por empresas desenvolvedoras de sistemas automatizados de emissão de notas fiscais. Em parceria com a BRy Tecnologia, a Datafix, que há seis anos fornece ao mercado ferramentas de nota fiscal digital, é uma das empresas que está agregando a solução de assinatura digital, principalmente para atender as novas definições do projeto nacional da NF-e.