A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento anunciou que recebeu 65 contribuições e oito comentários para as especificações técnicas dos editais de compras de microcomputadores do governo federal. O documento esteve em consulta pública no portal www.governoeletronico.gov.br no período de 22 de maio a 12 de junho.
Entre as contribuições recebidas estão aspectos técnicos dos componentes das estações de trabalho, questões envolvendo certificações de segurança, de adequação ao uso, confiabilidade e garantia. As sugestões estão em análise na SLTI e no fim do mês será consolidada a proposta final do documento com aquelas consideradas apropriadas já incorporadas.
O documento será disponibilizado no portal de compras do governo federal www.comprasnet.gov.br. Antes de entrar em consulta pública, a proposta foi discutida junto a especialistas da área acadêmica, do governo e também com fornecedores dessa área.
As especificações, segundo a SLTI, buscam facilitar o processo de compra de computadores e melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos. Também busca obter ganhos de escala e evitar falhas nos editais. O padrão de especificação passará por uma fase de utilização recomendada por três meses. Passado esse prazo, a sua utilização será normatizada.
Serão padronizadas três categorias de equipamentos: básico, padrão e avançado. O primeiro possui características básicas para utilização no ambiente de trabalho, como aplicações de escritório, acesso à internet, correio eletrônico, entre outros. O segundo possui características de processamento superiores em relação à estação básica e possui melhor desempenho para um uso mais intenso. O terceiro padrão possui recursos computacionais avançados e se destina ao uso intensivo do computador, com programas gráficos ou o desenvolvimento de sistemas informatizados.