O CPqD e a Intel firmaram acordo para prover o suporte a prefeituras na implementação de infovias municipais multisserviço, de acordo com as suas necessidades. O acordo será oficializado durante a 12ª edição do Conip (Congresso de informática e Inovação na Gestão Pública) que acontece de 27 a 29 de junho no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.
Segundo as duas empresas, esse tipo de rede possibilitará a interligação e a integração dos diversos prédios públicos, bem como escolas e postos de saúde, de modo a aumentar a eficiência dos sistemas de gestão pública, tornar mais ágil e melhorar o atendimento a população. A solução tecnológica mais adequada e competitiva para suportar simultaneamente esses tipos de aplicações e serviços está baseada no padrão 802.16, o WiMAX.
"O CPqD está atuando junto às prefeituras para viabilizar a implantação de infovias municipais objetivando a criação de rede de telecom e TI que suporte as diversas aplicações e serviços públicos municipais", comenta Claudio Violato, vice-presidente de tecnologia do CPqD.
A Intel, por sua vez, enfatiza a contribuição ativa para promover a adoção do WiMAX no Brasil. ?Acreditamos que as redes WiMAX beneficiarão os governos e os cidadãos, promovendo a inclusão digital. Dentro dessa estratégia, o CPqD é um grande aliado para a prestação de serviços para o mercado de telecomunicações e governo, por meio da implementação das infovias municipais e corredores digitais", diz Elaine Nucci, gerente de desenvolvimento de mercado WiMAX para América Latina da Intel.