A Intel anunciou nesta terça-feira, 27/6, a venda de sua unidade de processadores de comunicações para a Marvell Technology Group por US$ 600 milhões.
O acordo deve ser fechado nos próximos quatro ou cinco meses e sinaliza que a Intel quer focar em seus principais negócios: processadores para PCs e servidores.
O acordo inclui a venda do processador de comunicação PXA9xx, chamado de Hermon, integrado nos dispositivos BlackBerry 8700 mas pouco difundido entre outros fabricantes.
O Hermon é o segundo esforço de produção da Intel para entrar no negócio de telefones celulares, dominado pela Texas Instruments, o primeiro chip, chamado de Manitoba, fracassou. A Intel teve mais sorte com o PXA27x (ou Bulverde), também incluído no negócio com a Marvell, usado no Palm Treo, Motorola Q e outros dispositivos.
A Intel continua no negócio de chips para conexão de redes Wi-Fi e WiMAX, disse um porta-voz da companhia. A unidade de processadores de comunicações conta com 1,4 mil empregados que devem ser transferidos para a Marvell.
A Intel vai continuar produzindo esses processadores até a Marvell finalizar sua própria linha de produção, o que deve levar em torno de dois anos. A compra coloca a Marvell em competição com empresas como a Broadcom, Qualcomm e Texas Instruments.