A LG-Nortel, joint venture entre a LG Electronics e a Nortel, anunciou que vai desenvolver e comercializar um aparelho de telefonia IP que funcionará a plataforma de comunicações unificadas da Microsoft. Baseados no Microsoft Office Communicator e projetados para viabilizar comunicações que englobam diversas aplicações, redes e aparelhos comerciais, os novos telefones IP vão operar com a capacidade presence-awareness do sistema da Microsoft.
De acordo com a LG-Nortel, o usuário poderá localizar e se comunicar com clientes, colegas e parceiros de negócios, dentro de um ambiente mais integrado e seguro, operando com o Microsoft Office Communicator 2007 e com várias outras opções de comunicação. ?Esperamos trabalhar com a LG-Nortel para agregar inovações nos aparelhos de telefonia IP, oferecendo mais valor comercial a nossos clientes empresariais?, aponta Zig Serafin, gerente geral do grupo de comunicações unificadas da Microsoft.
O chefe da divisão internacional de vendas empresariais da LG-Nortel, Jong Dae An, diz que a empresa assumiu o compromisso de ?desenvolver avançados aparelhos e soluções que simplifiquem os negócios, para melhorar a qualidade dos serviços de comunicação?.
O mercado-alvo inicial para o telefone IP da LG-Nortel é o de pequenas e médias empresas e órgãos de governo, em mercados da América do Norte, Europa e Ásia, inclusive na Coréia, a partir de 2007. A Microsoft e a LG-Nortel vão comercializar mundialmente o novo telefone IP de mesa para os clientes da Microsoft, utilizando também a rede de distribuição global da LG-Nortel, incluindo operadoras e parceiros de canais.
A LG-Nortel já anunciou parceria estratégica com a Microsoft em maio de 2006, quando as duas empresas assinaram um memorando de entendimento, que prevê a colaboração na área das transmissões VoIP, incluindo atividades conjuntas de desenvolvimento e comercialização de terminais IP baseados no Windows CE e do novo videofone Windows CE 6.