Considerado o principal fórum brasileiro de discussão sobre tendências e iniciativas de tecnologia da informação no governo, o Conip (Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública) apresenta nesta quarta-feira (28/6) os resultados de um dos principais cases de M-Gov do país: o Poupatempo Móvel de São Paulo. O evento está em sua 12ª edição e acontece entre os dias 27 e 29 de junho na sede da Fecomércio, em São Paulo.
De acordo com Vagner Diniz, presidente do Conip, os serviços de M-Gov devem movimentar o mercado, uma vez que envolverão vários segmentos da indústria no provimento de serviços. ?Por exemplo, uma simples ação de cidadania móvel do governo envolvendo celular para atender ao cidadão demanda infra-estrutura da indústria de tecnologia, desenvolvimento de aplicações para aparelhos móveis, inovação em serviços de segurança, certificação digital e novos conteúdos. É preciso ainda contar com empresas especializadas na integração de redes e billing, assim como das operadoras de telefonia móvel.?
Implementado no início de abril pelo governo do Estado de São Paulo, o programa é hoje uma das principais alternativas para levar os serviços oferecidos nos postos fixos à população dos bairros distantes da capital e dos municípios da região metropolitana. O Poupatempo Móvel presta atendimentos como emissão de carteira de identidade, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho e serviços públicos eletrônicos por meio do e-poupatempo, entre outros.
O serviço trabalha com unidades equipadas com sistema de gerenciamento de atendimento e emissão de senhas e transmissão de dados via satélite. Cada unidade móvel recebeu investimento de R$ 12 milhões distribuídos em 60 meses.