O número de usuários de celulares no mundo deverá ultrapassar a marca dos 3 bilhões no mês de julho, o equivalente a metade da população do planeta. O dado é de estudo divulgado nesta quarta-feira (27/6) pela consultoria britânica de telecomunicações The Mobile World, a qual atribui esse crescimento, principalmente, à demanda por telefones móveis na China, Índia e África.
Segundo a consultoria, a cada minuto, mais de mil novos clientes assinam serviços de telefonia celular em todo o mundo, o que deverá fazer o número de usuários de celulares saltar dos 2,84 bilhões em março para 3,25 bilhões até o fim deste ano.
De acordo com o principal analista da Mobile World, John Tysoe, o primeiro bilhão de assinantes demorou 20 anos para ser alcançado, e o segundo apenas 40 meses. ?O terceiro bilhão será atingido em apenas 24 meses, em julho de 2007", enfatiza ele, ao dizer que a estimativa tem como base o fato de desde agricultores africanos até funcionários de fábricas na China estarem aderindo ao celular.
O estudo ressalta que, na Europa, a taxa de penetração do celular já é de 100%, com 666 milhões de sinais. No mundo todo, mais de 240 milhões de aparelhos foram vendidos nos primeiros meses deste ano e 135 milhões de novas assinaturas foram ativadas nas redes das operadoras de telefonia móvel. A Mobile World acredite que mais de 65% de todos os aparelhos ativados este ano foram vendidos nos chamados mercados emergentes, graças a estratégias de fabricantes como Nokia e Motorola, que têm lançado modelos mais baratos em parceria com operadoras.