A gigante americana General Electric (GE), que produz desde turbinas de avião a crédito pessoal e geração de novas energias a diagnóstico por imagens, está implantando em suas unidades na América Latina uma nova plataforma de comunicação por e-mail.
O interesse pelo e-mail marketing surgiu como resultado da necessidade da GE de atingir seus clientes em toda a região de forma freqüente, com bom custo-benefício e excelente mensuração de resultados. A fornecedora escolhida foi a Akna Tecnologia da Informação, que assim iniciou também a exportação de seus serviços para outros países da América Latina, além do Brasil.
O acordo foi fechado no começo deste ano e a ferramenta entrou em funcionamento em
abril, depois da fase de treinamento. Nesses dois meses, o Akna E-mail Marketing passou
a ser usado não só na comunicação com os clientes, mas também internamente. Segundo a GE, embora ainda seja cedo para mensurar os resultados dessa estratégia junto aos clientes, já é possível perceber um aumento significativo na produtividade das equipes internas da empresa, uma vez que o processo de confecção dos e-mails tornou-se mais ágil.
"Antes, os e-mails eram feitos manualmente, o que exigia muito tempo. Uma conseqüência
disso é que agora estamos mais próximos dos nossos clientes. E com as métricas, passamos a ter um controle maior sobre a reação dos clientes a nossas campanhas", diz Gustavo Loss, gerente de Marketing Corporativo para a América Latina.
Atualmente, a GE tem usado o Akna E-mail Marketing para diversas finalidades em sua
estratégia de comunicação. Entre elas estão o anúncio de produtos novos ou que estejam em promoção; convite para eventos e treinamentos; pesquisas sobre produtos e envio de newsletters.
Hoje, as oito operações que atualmente trabalham com a ferramenta são responsáveis pelo envio de, aproximadamente, 300 mil mensagens, destinadas a uma base de 100 mil clientes em toda a América Latina. A expectativa é de que esse número aumente nos próximos meses,à medida que outras unidades estiverem envolvidas com a nova estratégia, quando tambémpoderão trabalhar em uma comunicação com foco mais corporativo, que seja adequado para todos os públicos.