A SAP desenvolveu um software projetado para órgãos governamentais nos níveis federal, estadual e local, cuja tarefa é administrar e aprovar benefícios de natureza monetária correspondentes a serviços sociais.
O novo pacote para o setor público SAP Social Services Management for Public Sector promete racionalizar os fluxos de trabalho e processos administrativos entre as atividades da retaguarda e as da linha de frente, aumentando a transparência para ajudar equipes de todos os níveis a tomarem decisões e alocarem benefícios sociais de modo mais direcionado. A solução dá suporte a vários programas diversificados de benefícios sociais, customizados para atender requisitos jurídicos específicos e necessidades da legislação de cada país, inclusive desemprego, planos para idosos, deficiências (físicas ou mentais) temporárias e permanentes, além de benefícios para famílias ou herdeiros/sucessores.
Apesar de orçamentos reduzidos ou déficits, governos ao redor do mundo são responsáveis pela prestação de serviços sociais que reajam de modo rápido e positivo na hora certa. Os cidadãos esperam, ao mesmo tempo, serviços comparáveis ao do setor privado com reações rápidas, um grau elevado de transparência e atendimento individual. Mudanças na demografia, aumento da expectativa de vida e fundos de aposentadoria inadequados para muitos cidadãos também apresentam um grande desafio para muitos orçamentos públicos. A solução da SAP automatiza muitos processos de pagamento e busca de recursos complexos na arrecadação e prestação de serviços sociais, proporcionando uma única visão integrada do cidadão e ajudando a assegurar que a intervenção correta seja feita no momento certo e de modo econômico. .
Gerenciamento contínuo de caso para serviços de natureza monetária
Com o novo pacote de software da SAP, o processo de negócios para apropriação de serviços de natureza monetária permite aos encarregados de processos de serviços sociais administrarem os processos de modo contínuo e automático. Assim que o requerente preencher um formulário de pedido — eletronicamente em um terminal, via Web, resposta de voz interativa (IVR – Interactive Voice Response) ou com base em papel — a informação é alimentada automaticamente no sistema e aparece então na interface do usuário para o encarregado do processo. Após verificações automáticas, o software faz recomendações para as etapas adicionais de processamento, solicita os esclarecimentos necessários sobre as informações fornecidas ou até mesmo sugere indeferimento com base em parâmetro definido pelo usuário.
Assim que todas as informações solicitadas tiverem sido verificadas e aprovadas, a solução gera um "plano de serviços" que documenta para o requerente quais os serviços sociais concedidos e os motivos subjacentes. O software apresenta também uma "apresentação geral dos serviços" que detalha o tipo, quantia e prazo para os serviços aprovados de natureza monetária ou não correspondentes ao programa social respectivo. Assim que o encarregado do processo tiver aprovado o plano de serviços, o processo será validado e serão iniciados os pagamentos para o requerente.
Transparência e automação para decisões bem fundamentadas
Durante o processo, o software da SAP oferece suporte aos encarregados dos processos por meio de maior transparência e localização centralizada, onde é possível ver eletronicamente as informações sobre o requerente documentadas pela solução, o andamento dos processos e a base de cálculos e decisões dependendo do papel do encarregado do processo. A funcionalidade do SAP CRM ajuda a assegurar um processamento abrangente do processo, alivia o processamento manual demorado pelos encarregados dos processos e proporciona informações importantes para dar suporte a uma tomada de decisão bem fundamentada.
A funcionalidade integrada para processos de pagamentos à jusante e "cálculos de valor líquido" ajuda a garantir que as possíveis obrigações de pagamento para o órgão público pelo requerente ou outras reduções de pagamentos referentes ao pedido de indenização de serviços provenientes de outros programas sociais sejam levados em conta. O software efetua também a remessa de quantias em dinheiro, fazendo o devido lançamento correspondente no segmento de contabilidade e finanças do orçamento respectivo. Como os serviços sociais e sistemas de previdência social são implantados frequentemente em nível federal em cooperação com órgãos locais, a capacidade de integração do software da SAP permite que usuários de diversos órgãos e instalações funcionem usando fluxos de trabalho unificados e contínuos.
"Os orçamentos públicos, principalmente com receitas em queda e demandas cada vez maiores, ainda precisam proporcionar o escopo total de serviços dos sistemas de previdência social para seus cidadãos quando necessários", comenta o vice-presidente sênior de serviços públicos globais na SAP AG, Jens Romaus. "Com a nossa nova solução de software, continuamos a ajudar as administrações públicas a aplicar de modo mais efetivo seus recursos orçamentários por meio de maior eficiência no tratamento dos processos, maior transparência e tomadas de decisão mais rápidas. Ao mesmo tempo, processos administrativos mais produtivos abrem um campo maior para moldar individualmente o tratamento e a supervisão dos processos de cada cidadão", completa.
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