A Totvs, maior fabricante brasileira de software de gestão empresarial, anunciou nesta segunda-feira, 27, uma ampla reestruturação em sua administração. As mudanças fazem parte da quinta fase vivenciada atualmente pela empresa, que tem como objetivo tornar-se uma referência global. A alteração mais significativa é a renuncia de José Rogério Luiz à vice-presidência executiva e financeira e à diretoria de relações com investidores. Ele agora passa a integrar o comitê de estratégia, órgão vinculado ao conselho de administração criado recentemente. Há dez anos na empresa, Luiz leva sua experiência em processos de abertura de capital e aquisições para o comitê, que conduzirá as ações da Totvs no médio e longo prazo.
Por ser uma empresa de capital aberto, a Totvs optou por divulgar a notícia ao mercado antes de definir o profissional que assumirá a vice-presidência executiva e financeira da companhia. Enquanto isso, Laércio Cosentino, presidente da companhia, ocupará o cargo interinamente, ampliando o escopo dessa vice-presidência executiva para estratégia e finanças, além da diretoria de relações com investidores.
Outra mudança é Wilson de Godoy, atual vice-presidente de atendimento e relacionamento, que após fortalecer os canais de distribuição nos últimos 18 meses retorna à área de desenvolvimento de software, cadeira que pertencia ao vice-presidente Marcelo Monteiro, que passa a ser o responsável pela Regional Sul, englobando as operações internacionais da Totvs na América do Sul, exceto Brasil.
Também com foco na estratégia internacional, Claudio Bessa, atual diretor de mercado internacional, passa a cuidar da Regional Norte, envolvendo as operações da Totvs no México, na América Central e em países de língua portuguesa na Europa e na África. Bessa acumulará, ainda, a diretoria de alianças.
Com a reestruturação, o atual vice-presidente de estratégia e consultoria, Rodrigo Caserta, passa atender a vice-presidência de atendimento e relacionamento, fortalecendo as operações em pequenas e médias empresas, private (grandes empresas) e consultoria. Alexandre Mafra, atual diretor administrativo, passa acumular a diretoria de relações humanas (RH).
As novas funções, de todos os executivos, passam a valer a partir de 1º de julho, exceto o José Rogério Luiz, que permanecerá no cargo até o dia 31 de julho.
- Dança