De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em março de 2012, o setor de varejo cresceu 12,5% comparado ao mesmo período de 2011. Pesquisa realizada pela Braspag, diz que as lojas que trabalham somente online tiveram crescimento de 127% entre janeiro e abril de 2012, comparado ao mesmo período do ano passado, enquanto as que atendem também off-line aumentaram 76%.
O comércio on-line já representa cerca de 20% do mercado nacional e mais de 2% do varejo total no Brasil, crescimento de seis vezes comparado a 2002, período em que essa fatia era de apenas 0,35%. De acordo com a consultoria e-bit, o varejo eletrônico movimentou R$ 18,7 bilhões em 2011, em crescimento de 26% sobre 2010. Esses dados mostram o crescimento da demanda interna. Nesse contexto, a TI passou a exercer papel de extrema importância, agilizando o controle, o gerenciamento e a logística de entrega de mercadorias, mesmo com um alto fluxo de vendas, mantendo, assim, a competitividade dos negócios.
Proporcional ao aumento das vendas online, o número de ameaças para computadores atingiu os níveis mais elevados dos últimos quatro anos segundo o último relatório de ameaças divulgado pela McAfee, Relatório McAfee sobre Ameaças: Primeiro Trimestre de 2012. A análise indica também aumento em relação às atividades relacionadas ao hacktivismo, ataques com motivação política, com destaque para o grupo Anonymous.
Entre as formas de ameaças utilizadas por esses grupos está o ataque de negação de serviço, também conhecido como DDoS (Distributed Denial-of-Service). Esse mecanismo torna os recursos de um sistema indisponíveis para os seus usuários e consumidores. No Brasil, os grupos Anonymous, Lulzsec e iPirates realizaram, por exemplo, a #OpWeekPayment, que consistiu em uma semana de protestos contra instituições financeiras, via ataques DDoS aos websites.
De acordo com o especialista José Antunes, gerente de Engenharia de Sistemas da McAfee do Brasil, diferente de uma invasão, esse sistema causa a invalidação por sobrecarga. “Dessa forma, dificulta o acesso ao site que estiver sendo atacado, impossibilitando a navegação ao portal. O custo dessa instabilidade ou inoperância dos recursos impacta diretamente os negócios”, comenta Antunes.