ESPM investe em melhorar desempenho da rede

0

Após dois anos de adequações, o data center da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo-SP, adotou a solução em gerenciamento inteligente Systimax iPatch e a solução óptica LazrSpeed 10 GBs desenvolvidas pela CommScope Enterprise Solutions, incluindo as soluções de cabeamento estruturado Systimac e Uniprise.

A modernização do data center – realizada em duas fases, a primeira concluída em janeiro de 2010, com a mudança física, e a segunda, finalizada em outubro de 2011 – foi precedida pela migração da infraestrutura de rede para Categoria 6, com tecnologia Systimax, em contínua expansão. Essas implementações foram – e, no caso das expansões, são ¬– feitas pela Tecnolink Networking & Cabling com materiais fornecidos pelo Grupo Policom, assim como os racks do data center (dois Top Solutions G3) e dos andares (20 Top Solutions).

Além do espelhamento dos servidores, o data center passou a contar com 200 pontos UTP e 40 pontos em fibra LazrSpeed 10 Gigabit por segundo e iPatch. O backbone é redundante e interliga os seis prédios do complexo educacional da ESPM. A esses pontos, todos com tecnologia CommScope, somam-se outros 2.500 em Categoria 6, que atendem salas de aulas, administração e laboratório, permitem a comunicação VoIP, o acesso à VPN e a transmissão de imagens, tanto dos funcionários e professores, quanto dos alunos e visitantes da instituição de ensino.

Voltada à formação nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, a ESPM garante alta disponibilidade de sua rede para todos seus 13 mil alunos e mais de 1.200 professores e funcionários, em período integral – 24x7x365 ¬– para acesso via web, inclusive. Para isso, mantém em todas as unidades rede redundante com WiFi.

A necessidade da redundância é comprovada, por exemplo, pelo volume de acessos simultâneos medidos pela área de TI da ESPM. Segundo Cosmo Luís Arrivabene, administrador da rede, a média é de 2.000 conexões na rede wifi, “pois os alunos estão conectados o tempo todo”.

Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura TI da instituição, complementa, “a TI não pode ser um gargalo de crescimento da instituição. Por isso, o que há de melhor tem de estar aqui, até para suportar o desenvolvimento da própria tecnologia incorporada à Educação. Essa meta torna a ESPM referência na aplicação de soluções em ambiente educacional, como as switches da série HP A12500 para o core da rede e o uso do sistema IMC (Intelligent Management Center) da HP, que permite à ESPM administrar de maneira centralizada toda a sua rede cabeada e sem fio, oferecendo visibilidade e gestão remota de todos os sites. Acredito que poucas instituições no Brasil possuem essas soluções, o que nos coloca em um patamar diferenciado”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.