Após dois anos de adequações, o data center da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo-SP, adotou a solução em gerenciamento inteligente Systimax iPatch e a solução óptica LazrSpeed 10 GBs desenvolvidas pela CommScope Enterprise Solutions, incluindo as soluções de cabeamento estruturado Systimac e Uniprise.
A modernização do data center – realizada em duas fases, a primeira concluída em janeiro de 2010, com a mudança física, e a segunda, finalizada em outubro de 2011 – foi precedida pela migração da infraestrutura de rede para Categoria 6, com tecnologia Systimax, em contínua expansão. Essas implementações foram – e, no caso das expansões, são ¬– feitas pela Tecnolink Networking & Cabling com materiais fornecidos pelo Grupo Policom, assim como os racks do data center (dois Top Solutions G3) e dos andares (20 Top Solutions).
Além do espelhamento dos servidores, o data center passou a contar com 200 pontos UTP e 40 pontos em fibra LazrSpeed 10 Gigabit por segundo e iPatch. O backbone é redundante e interliga os seis prédios do complexo educacional da ESPM. A esses pontos, todos com tecnologia CommScope, somam-se outros 2.500 em Categoria 6, que atendem salas de aulas, administração e laboratório, permitem a comunicação VoIP, o acesso à VPN e a transmissão de imagens, tanto dos funcionários e professores, quanto dos alunos e visitantes da instituição de ensino.
Voltada à formação nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, a ESPM garante alta disponibilidade de sua rede para todos seus 13 mil alunos e mais de 1.200 professores e funcionários, em período integral – 24x7x365 ¬– para acesso via web, inclusive. Para isso, mantém em todas as unidades rede redundante com WiFi.
A necessidade da redundância é comprovada, por exemplo, pelo volume de acessos simultâneos medidos pela área de TI da ESPM. Segundo Cosmo Luís Arrivabene, administrador da rede, a média é de 2.000 conexões na rede wifi, “pois os alunos estão conectados o tempo todo”.
Amadeo Magedanz, gerente de infraestrutura TI da instituição, complementa, “a TI não pode ser um gargalo de crescimento da instituição. Por isso, o que há de melhor tem de estar aqui, até para suportar o desenvolvimento da própria tecnologia incorporada à Educação. Essa meta torna a ESPM referência na aplicação de soluções em ambiente educacional, como as switches da série HP A12500 para o core da rede e o uso do sistema IMC (Intelligent Management Center) da HP, que permite à ESPM administrar de maneira centralizada toda a sua rede cabeada e sem fio, oferecendo visibilidade e gestão remota de todos os sites. Acredito que poucas instituições no Brasil possuem essas soluções, o que nos coloca em um patamar diferenciado”.