O Google entrou definitivamente no mercado de tablets nesta quarta-feira, 27, para concorrer com o mais recente lançamento da Microsoft, o Surface, além do iPad, da Apple. O gigante das buscas revelou durante a conferência Google I/O 2012, realizada na Califórnia, o Nexus 7, tablet desenvolvido em parceria com a taiwanesa Asus.
Segundo o blog TechCrunch, o tablet, que opera com a nova versão do sistema operacional Android, chamada Jelly Bean, estará disponível no mercado em dois modelos: de 8 GB, que custará US$ 199, e de 16GB, que sairá por US$ 249. As duas versões possuem tela de 7 polegadas e contam com processador Tegra 3, da NVidia.
Com tela com tecnologia IPS de sete polegadas resistente a riscos, o Nexus 7 tem resolução de 1.280 x 800 pixels e uma câmera frontal de 1,2 megapixels. Ele mede 198.5 x 120 x 10.45 milímetros, possui 1 GB de memória RAM e processador quadcore Tegra 3 SoC, com GPU (processamento gráfico) de 12 núcleos. A bateria possui 4.325 mAh e conta ainda com porta Micro USB.
Como comunicação, além de Bluetooth, GPS e Wi-Fi, o tablet é equipado com NFC (Near Field Communications), tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas, mas não oferece conexão para rede 3G ou LTE. Essa ausência, porém, tem impacto no preço agressivo. Para aumentar a capacidade de armazenamento, o Nexus 7 aceita cartão SD.
Junto com o Jelly Bean, o tablet traz aplicativos nativos, reformulados. O YouTube agora conta com preview em grade e reprodução de vídeos em alta definição. Já o Google Maps, além de oferecer mapas em modo offline, tem no novo aparelho a visualização tipo "street view" em ambientes públicos internos (onde disponível). O recurso usa os sensores de acelerômetro e giroscópio para exibir pela tela a visualização do local de acordo com a posição do aparelho – se você levanta o dispositivo, verá o teto do estabelecimento, por exemplo.
Além disso, o Android 4.1 agora conta com o navegador Chrome, em sua versão mobile, já como o padrão, em vez do browser próprio antigo. Atualizações dos aplicativos Currents, Google+ e Play também foram exibidas no evento.
O Nexus 7 deverá ser lançado em julho na Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos. No há previsão de de chegada ao Brasil.