Em um momento de desafios como o atual, é imprescindível que um profissional se diferencie positivamente no mercado. Afinal, diante da incerteza econômica e política, as empresas não podem apenas manter o padrão de qualidade. É hora de fazer mais com menos.
No caso de um CIO (Chief Information Officer), as exigências que recaem sobre ele são enormes, pois é um profissional de que as companhias nunca podem abrir mão, já que a inovação tecnológica, mesmo em momentos turbulentos, é imprescindível.
Por isso, não é suficiente apenas administrar as demandas do dia a dia, mas se aperfeiçoar continuamente para produzir mais e melhor. Esse incremento quantitativo e qualitativo não é um capricho. Pelo contrário. Responde a uma exigência de reinvenção do CIO e a um estilo de profissional que é muito valorizado no mundo empresarial.
As características do novo perfil de CIO ultrapassam o domínio tecnológico e de gestão de processos. A esses atributos, que hoje já são, praticamente, pré-requisitos, se somam habilidades pessoais e de relacionamento. Em conjunto, formam um profissional completo e equilibrado, com grandes qualidades profissionais, sabendo agir em qualquer tipo de situação no ambiente de trabalho, além de mostrar um bom e produtivo relacionamento com os demais colegas e fornecedores da empresa.
Listemos, pois, algumas características essenciais para o novo CIO, que vive nos tempos atuais, mas já vislumbra oportunidades que frutificarão amanhã.
Boa comunicação – O novo CIO precisa possuir uma excelente qualidade comunicativa. É necessário que ele, ao conversar com os membros do time, se expresse com fluência e sem jargões, a ponto de não deixar dúvidas de sua mensagem. Uma comunicação clara sempre gera melhores resultados, pois evita mal-entendidos e comentários negativos entre os colegas.
Liderança e bom relacionamento – Ao se comunicar fluentemente, o gestor amplia as chances de se colocar como mentor do time, característica imprescindível do novo perfil. Por seu comprometimento, transparência e comunicação impecável, será visto naturalmente como modelo e líder para os colegas da companhia. Eles perceberão que o sucesso do trabalho do grupo reflete no bem-estar de cada um, gerando cooperação entre os membros.
Criatividade e olhar estratégico – Outro ponto importante para o novo CIO é ter olhar estratégico. Isso quer dizer que não basta atender às demandas. Muitas vezes, cabe a ele oferecer produtos e serviços que surpreendam os clientes e a equipe. É preciso aliar a criatividade ao trabalho árduo, ter os olhos nas demandas do presente, mas também no futuro. É observar o agora e pensar em como melhorá-lo com o auxílio da tecnologia.
Abertura a críticas – Pensando sobretudo no time, o novo CIO encara as críticas não como ataques, mas sabe analisá-las friamente para colher os possíveis ensinamentos que lhe permitam melhorar continuamente. Analisa bem a situação e nunca está na defensiva, pois precisa sempre manter a estabilidade pessoal e de todo a equipe.
Prudência e determinação – Em um projeto, oportunidade de negócio ou em contato com os colegas, o novo CIO sabe quando é hora de dar um passo à frente. Ele não procrastina nem acelera imprudentemente. É como o tigre que sabe o momento certo de saltar. Tem prudência e determinação. Não é afobado, mas nunca perde o timing.
Este perfil atende às necessidades tecnológicas, é criativo e desenvolve projetos originais. Além disso, relaciona-se bem com todos a sua volta e, como líder que é, sabe ouvir críticas para melhorar e se reinventar continuamente. Em momentos turbulentos ou não, sempre estará preparado, seja para ter uma ótima posição na empresa, seja para se recolocar no mercado.
Ana Claudia S. Reis, sócia da The Caldwell Partners no Brasil.