Um novo estudo da Juniper Research destaca o crescente domínio das empresas chinesas em pagamentos digitais, com empresas como Alibaba, Tencent e UnionPay buscando reforçar suas receitas através da expansão internacional.
De acordo com a pesquisa "Estratégias para fornecedores de pagamento: Oportunidades, Riscos e Competição 2017-2021", os valores das transações de pagamento digital deverão chegar a US$ 5 trilhões até 2021, ante US$ 3,6 trilhões este ano, dos quais US$ 3,4 trilhões virão de vendas fora da China continental .
O relatório, que identificou uma série de abordagens estratégicas para os players do mercado de pagamentos digitais, argumenta que tanto a Alibaba quanto a Tencent estão interessadas em capitalizar os gastos crescentes de turistas chineses e trabalhadores imigrantes, que movimentam mais de US $ 200 bilhões por ano.
A Alipay acaba de implementar os meios de pagamentos na Europa e também a Tencent planeja para implantar sua carteira WeChat, que processou mais de US$ 1,2 trilhão em pagamentos domésticos em 2016, em mercados internacionais.
Enquanto isso, a UnionPay procura posicionar-se como uma alternativa à Visa e Mastercard em vários mercados, principalmente a Rússia. De acordo com o autor de pesquisa, Dr. Windsor Holden: "A UnionPay está lutando para conquistar o contrato de gestão das transações domésticas por trás do Alipay, da Alibaba, que é capaz de ignorar a rede da UnionPay quando os pagamentos móveis são processados ??para comerciantes off-line. Por isso, o foco está cada vez mais na construção de tráfego de transações transfronteiriças e internacionais ".
A pesquisa inclui as mais recentes classificações de Juniper, destacando os melhores players em plataformas de pagamento principais, incluindo PayPal (para carteiras eletrônicas), Worldpay (para fornecedores de serviços de pagamento) e Vodafone (para pagamentos de telecomunicações em mercados emergentes).