Os brasileiros que utilizam a Carteira do Google no Brasil serão os primeiros no mundo a ter acesso a um novo recurso que permitirá pagamentos a partir da leitura de QR Codes. O novo recurso, que será lançado nos próximos meses, torna qualquer smartphone com sistema operacional Android capaz de fazer pagamentos digitaiscom cartões de crédito e débito, democratizado o acesso a uma facilidade que antes estava restrita aos celulares equipados com a tecnologia NFC, usada nos pagamentos por aproximação.
O novo recurso foi desenvolvido por uma equipe global de engenharia do Google, considerando necessidades de usuários de países como o Brasil, onde uma parcela importante dos smartphones não tem NFC. De acordo com dados da consultoria IDC, cerca de 60% dos smartphones Android vendidos no Brasil nos últimos três anos não são equipados com essa tecnologia. Além disso, apenas 25% dos brasileiros fazem pagamentos por aproximação com seus smartphones, segundo dados de 2023 da consultoria eMarketer.
"Os dados mostram que uma parte expressiva da população brasileira acaba excluída da facilidade e segurança trazidas pelos pagamentos digitais feitos com a Carteira do Google. O pagamento por QR Code é uma tecnologia pensada e desenvolvida para mercados como o nosso, que vai ampliar ainda mais a democratização digital já proporcionada pelo sistema Android", diz Natacha Litvinov, líder de estratégia e operações de pagamentos do Google para América Latina.
Quando a tecnologia estiver disponível, bastará apontar a câmera do celular para o código dinâmico exibido na tela da maquininha para fazer um pagamento usando os cartões de crédito ou débito armazenados na Carteira do Google. A autenticação da compra, por meio de senha ou biometria, pode ser exigida dependendo do emissor do cartão e do valor da transação, mas a Carteira sempre exigirá o desbloqueio do celular antes de uma transação.
Além disso, após algumas transações, o aplicativo pedirá um novo desbloqueio ao usuário por motivos de segurança. O novo recurso poderá ser usado em uma variedade de lojas, incluindo restaurantes, lojas de varejo e quiosques. Os pagamentos com QR Code poderão ser feitos à vista ou em parcelas, permitindo a conferência do número de parcelas antes da efetivação da compra. "Será uma maneira segura e conveniente de efetuar pagamentos sem ter que carregar dinheiro ou cartões. É um recurso que deixa a nossa Carteira do Google, que já permite guardar com segurança cartões de crédito e débito, bilhetes de transporte e ingressos, ainda mais completa", explica Litvinov.